Pioneiro na América Latina, o festival trará profissionais do roteiro e oferecerá aos participantes diferentes atividades com um formato que prioriza oportunidades de negócios e aprimoramento projetos. Pensado para ser um elo entre produtoras, emissoras e realizadores, o FRAPA trará executivos da TV Globo e representantes do Canal Brasil, GloboNews, Globo Filmes, Prime Box Brazil e RT Features entre outras programadoras e produtoras. A terceira edição trará convidados especiais como o roteirista uruguaio Pablo Stoll e o roteirista argentino Fernando Castets.
Nessa edição, haverá uma Rodada de Negócios, com reuniões de 20 minutos agendadas de acordo com o interesse dos players durante o FRAPA. Os roteiristas poderão inscrever até três projetos para a marcação de reuniões com produtoras e programadoras de televisão que estarão presentes.
O Concurso de Roteiro receberá roteiros de longas-metragens de ficção ainda não produzidos. Os dez finalistas vão apresentar seus projetos em um pitching aberto dentro do FRAPA. Os três roteiros considerados os melhores do concurso pela banca receberão licenças do software de roteiro mais conceituado do mundo, o Final Draft, além de bolsas para cursos nas escolas Fluxo (Porto Alegre) e b.arco (São Paulo), inscrição no concurso português Guiões e uma consultoria profissional para seus roteiros durante o 43º Festival de Cinema de Gramado.
A Mostra Competitiva de Curtas reunirá curtas brasileiros e internacionais com foco principal em seus roteiros. Os filmes selecionados estarão concorrendo aos seguintes prêmios: melhor roteiro, melhor personagem, melhor diálogo, melhor cena, melhor final, melhor título e melhor roteiro segundo júri popular.
(Fonte: Calvin Furtado)