Por conta de uma bem-vinda parceria com o Museu do Índio, o Instituto Moreira Salles Rio oferecerá a oficina Ocupar a terra, ocupar a tela: mulheres, terra e movimento. Totalmente gratuita, a atividade pretende discutir as questões das mulheres indígenas e suas relações com a terra a partir do acionamento poético e político do audiovisual. Os encontros acontecerão entre os dias 02, 03 e 04 de outubro, das 14h às 18h no IMS Rio (R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea), na capital fluminense. As inscrições podem ser feitas meio do link oficial.
LEIA MAIS
2º Sesc Argumenta :: Divulgada a data para o início das inscrições
Bruno Carmelo entra para a equipe de editores do Papo de Cinema
Atlanta é renovada e tem garantida a sua quarta temporada
O evento será ministrado pelas cineastas Graciela Guarani e Michely Fernandes, do povo Guarani Kaiowá, e pela pesquisadora Sophia Pinheiro, doutoranda em audiovisual pela UFF. Serão analisados os seguintes filmes: Demarcação Daje Kapap Eypi (2015), A voz das mulheres indígenas (2015), Opará (2016) e Kaiowá Kuñataí (2016).
Inspirados pelas obras assistidas, os participantes serão convidados a produzir um filme-carta destinado a si mesmos. Nos trabalhos, os alunos poderão tratar da sua relação com a coletividade e os ambientes ao redor. A atividade integra a programação paralela da exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami, atualmente em cartaz no centro cultural.
(Fonte: Instituto Moreira Salles)