20250326 david cronemberg papo de cinema

Inteligência Artificial é também um dos assuntos mais polêmicos do cinema atual. Até que ponto a ferramenta pode ser utilizada e, depois, de qual ponto em diante pode ser encarada como uma ameaça à criatividade e aos empregos humanos? A resposta parece longe de aparecer, mas Hollywood vem discutindo isso com muita frequência. Na campanha do Oscar 2025, O Brutalista (2024) se viu no centro de uma das controvérsias envolvendo IA, uma vez que seus técnicos assumiram a utilização da ferramenta para dar uma lapidada no sotaque estrangeiro dos atores envolvidos. Pois bem, quem veio a público falar disso agora foi o cineasta canadense David Cronenberg.

A Inteligência Artificial não parece problema para Cronenberg. Aliás, ele tem uma opinião muito forte acerca da campanha de desagravo de O Brutalista no Oscar 2025: “Houve uma grande polêmica envolvendo o filme. Rolou a discussão sobre a voz de Adrien Brody… porque aparentemente eles usaram inteligência artificial para melhorar o seu sotaque. Acho que foi uma campanha sórdida contra o filme promovida por alguns outros indicados ao Oscar. É muito mais uma coisa do tipo Harvey Weinstein, embora ele não estivesse por perto”.

Inteligência Artificial

LEIA MAIS
Oscar 2025 :: Adrien Brody se manifesta sobre o uso de inteligência artificial em O Brutalista
Inteligência artificial :: O Brutalista e Emilia Pérez geram polêmica com uso da tecnologia. Entenda o caso
Aqui :: Novo filme tem maquiagem digital feita com inteligência artificial

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O BRUTALISTA

David Cronenberg se refere às campanhas agressivas promovidas pelo então produtor Harvey Weinstein para garantir a vantagem de seus filmes que disputaram o Oscar. “Nós mexemos com as vozes dos atores o tempo todo. No caso de John Lone em M.Butterfly, quando ele estava sendo essa personagem, a cantora, aumentei o tom de sua voz. Quando ele é revelado como homem, abaixei o tom para sua voz natural. Isso é apenas uma parte da produção cinematográfica”, completou o cineasta numa entrevista dada ao The Hollywood Reporter.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O CASO PRIME VÍDEO

A Inteligência Artificial causou polêmica recentemente também no mundo do streaming. O Prime Vídeo disponibilizou em seu catálogo alguns filmes dublados por IA, ou seja, sem interferência humana. E o resultado foi nada mais do que desastroso. Diversos internautas compartilharam em suas redes sociais trechos do drama espanhol O Silêncio de Marcos Tremmer (2024) que conta com uma dublagem IA bizarra que não capta as nuances e as intenções das falas originais, assim transformando tudo em comédia involuntária. Veja.

Gostou do conteúdo sobre Inteligência Artificial? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *