Em 2016, o filme de terror Invasão Zumbi conquistou um sucesso excepcional para uma produção sul-coreana. Anos antes da vitória de Parasita (2019) no Oscar, o projeto sobre zumbis atacando os passageiros de um trem em movimento faturou excepcionais US$11 milhões em seu país, e mais de US$85 milhões no mundo inteiro, constituindo um dos maiores sucessos populares do cinema coreano.
Assim, não demoraram a surgir propostas derivadas: primeiro, em 2016, os produtores venderam os direitos para uma refilmagem norte-americana que ainda não saiu do papel. Agora, o diretor Yeon Sang-ho afirma que uma sequência, intitulada Peninsula, já está encaminhada. De acordo com o criador, trata-se de uma “continuação espiritual” do original:
“Ele se passa quatro anos após Invasão Zumbi, dentro do mesmo universo, mas não continua a história e traz personagens diferentes. As autoridades do governo foram dizimadas após o surto de zumbis na Coreia do Sul, e não restou nada no lugar exceto pelos traços geográficos daquele local. Por isso o filme se chamará Peninsula“, explicou ao ScreenDaily.
LEIA MAIS
Remake de comédia brasileira é campeã de público… na Coreia do Sul!
Parasita :: Kleber Mendonça Filho elogia cinema sul-coreano por investimento público e proteção aos filmes nacionais
Festival de Cannes 2019 :: Sul-coreano ganha a Palma de Ouro e Brasil faz bonito na Croisette
Na trama, Gang Dong-won interpreta um soldado coreano exilado após o apocalipse zumbi. Uma missão o obriga a retornar ao país, e para a surpresa do personagem, ele encontra sobreviventes não infectados em meio ao país abandonado. “A ideia de poder construir um mundo pós-apocalíptico – o que seria meio selvagem, mas de certa maneira, também como nos tempos medievais, com suas regras próprias – era interessante para mim. Muitas histórias poderiam sair deste mundo. Destruído, isolado, extremo, porém com esperança de escapatória e humanismo, e na maneira como as potências do mundo olhariam para este lugar. Poderia haver muito material com grande significado”, afirmou o diretor.
Yeon Sang-ho declara ter tirado inspiração de alguns grandes sucessos do cinema pós-apocalíptico e de gênero como Akira (1988), Terra dos Mortos (2005), A Estrada (2009) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015). O cineasta volta a trabalhar com o diretor de fotografia, o diretor de arte e o supervisor de efeitos especiais de Invasão Zumbi, mas garante um projeto em escala muito maior. “[A sequência] vai fazer este primeiro parecer um filme independente”, promete.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário