Que as séries vivem a Era de Ouro da TV já há alguns anos, isto não é novidade alguma. Não só pela qualidade e quantidade, mas também pela ousadia nas formas de contar uma história, algo que o cinemão hollywoodiano tem evitado nos últimos anos. É justamente este o aspecto criticado pelo diretor J.J. Abrams.

Responsável tanto pela série Lost (2004-2019) quanto pelo recente Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019), Abrams foi o convidado surpresa da versão online do ScreenCraft Screenwriting Summit, realizado neste sábado. “Na Era de Ouro da televisão, como tem sido chamada, apesar de nem saber mais o que é TV nos dias atuais”, comentou o diretor, se referindo à popularidade alcançada pelo streaming. “Grandes oportunidades têm sido criadas. Talentos que talvez não tivessem chance em outros tempos subitamente agora têm uma oportunidade.”

“Para mim, quando assisto a uma série como Atlanta (2016 – dias atuais), que tem os riscos mais espetaculares em relação a ponto de vista, gênero, estrutura e personagens… [..] Você vê Fleabag (2016-2019) e sim, a quarta parede já havia sido quebrada anteriormente, mas não desta forma! Existem histórias de amor incríveis, de família, mas não como esta. O que amo é aquilo que faz com que você se sinta ‘Oh meu Deus, isto específico é tão incrível!'”.

Cena da 2ª temporada de “Fleabag”

Questionado pelo público, Abrams ainda comparou o atual momento do cinema com o da TV. “Hollywood costumava ser um lugar onde algo poderia acontecer, havia um filme que as pessoas iam ver e diziam ‘Oh meu Deus, isto é incrível! Esta é a minha resposta para isto!'”, comentou. “Hollywood se tornou um lugar em que, em boa parte, os produtores dizem ‘Oh meu Deus, isto é incrível! Vamos fazer de novo, literalmente’. E está tudo bem e irá continuar assim.”

“Tenho esperança que os roteiristas que aqui estão e outros tão excitados quanto eu com as plataformas de streaming possam mudar isto. Como histórias diferentes podem ser contadas. Porque as pessoas têm respondido de forma bem positiva a formas originais em contar uma história.”

Ao menos por enquanto, J.J. Abrams segue sem projeto anunciado após o encerramento de sua participação na saga Star Wars.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *