Quando anunciada a produção do remake de Toni Erdmann, um dos filmes mais elogiados e premiados da temporada 2016, a coisa que mais chamou a atenção foi a confirmação da presença ilustre de Jack Nicholson. Aliás, muita gente só engoliu isso de fazer tão rapidamente uma versão norte-americana do longa da alemã Maren Arde por conta da possibilidade de retorno às telonas dessa verdadeira lenda vida, que não atua desde Como Você Sabe (2010). Pois bem, acaba de ser divulgado que Nicholson se desligou do projeto, por motivos desconhecidos.
A cineasta Lisa Cholodenko (Minhas Mães e Meu Pai, 2010) será a roteirista e diretora da refilmagem, que continua tendo Kristen Wiig à frente do elenco. Recentemente, Bill Murray contou em entrevista como perdeu a oportunidade de fazer o papel do pai, simplesmente por conta de sua negligência. Seria ele, com a desistência de Nicholson, uma aposta segura como favorito à sucessão? Só o tempo dirá, mas deve ser logo, pois a Paramount pretende lançar o filme sem demora, embora ainda não tenha cronograma definido.
No Toni Erdman original, Winfried, um professor de música de meia-idade, decide fazer uma visita surpresa a sua filha, a organizada Ines. Seu plano é simples e parece infalível: se reconectar com com ela através do seu valioso arsenal de piadas excêntricas. Para isso, ele se transforma em Toni Erdmann, um personagem bizarro. Ines, por sua vez, se desespera ao ver sua vida perfeitamente organizada abalada por um imprevisto desta proporção.