Japanese Film Festival 2022 :: Documentários também se destacam na seleção

Publicado por
Marcelo Müller

Nem apenas de animes e ficções live-action vive o Japanese Film Festival 2022 – evento que está acontecendo online simultaneamente em mais de 25 países. Os documentários também estão presentes (e fazendo bonito) entre os 20 filmes que o espectador brasileiro pode conferir gratuitamente até o dia 28. Um deles é Sumodo: The Successors of Samurai (2019), dirigido por Eiji Sakata. O longa-metragem retrata os bastidores do sumô, uma tradição do Japão. Não contente em apenas fazer um passeio explicativo pela modalidade, o realizador aproxima o espectador dos lutadores enquanto apresenta o cotidiano desses verdadeiros colossos transformados em estrelas midiáticas. Eiji conversa com alguns dos principais nomes do sumô da atualidade, aborda os treinamentos pesados e diários aos quais eles são submetidos e dá uma ideia bastante interessante sobre a “construção” dos corpos enormes que servem para batalhas cada vez mais valorizadas. O sumô estabelece uma ponte entre o passado ritualístico e o presente em que virou um esporte capaz de arregimentar milhares de fanáticos para acompanhar as lutas em eventos lotados.

LEIA MAIS
Podcast 2022 #58 :: Japanese Film Festival 2022
Japanese Film Festival 2022 :: Animes se destacam na seleção do evento online
Japanese Film Festival 2022 :: Evento apoia bate-papo sobre o clássico Rashomon

Outro destaque entre os documentários do Japanese Film Festival 2022 é The God of Ramen (2013), que tem como protagonista o proprietário de uma casa de lámen que se tornou lendária na Terra do Sol Nascente, Curiosamente, é outro filme que fala de uma atributo tradicional situado na atualidade, afinal de contas o lámen é um prato muito popular – sua base é um macarrão feito de farinha de trigo, ovo e água, e ele é servido com um caldo preparado com gordura de porco e boi, ovo cozido, cebolinha, espinafre japonês e algas. Mas, o filme toca também no ponto da paixão, pois seu protagonista é um sujeito que devotou grande parte da vida ao preparo do lámen, criando uma escola Então, fica a dica para você não perder os documentários do Japanese Film Festival 2022. Para assistir aos filmes é simples: basta acessar este link, fazer um cadastro simples, e começar a maratonar. Moleza, né?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.