O Japão desempenha um papel muito importante ao longo dos mais de 120 anos do cinema. Grandes histórias, nomes maiúsculos e uma tradição que reverbera nos dias atuais. Os filmes de ação de Akira Kurosawa, os melodramas de Kenji Mizuguchi, as crônicas familiares de Yazujiro Ozu, os trabalhos notáveis de Masaki Kobayashi, Miki Naruse, Kon Ichikawa e Kaneto Shindô, entre muitos outros. Então, é algo a ser celebrado o fato de que teremos em 2022 uma edição brasileira do Japanese Film Festival, evento organizado pela Japan Foundation ao redor do mundo com o intuito de promover o cinema japonês. Ele vai acontecer de modo online, de 14 a 28 de fevereiro, e disponibilizará ao público 20 longas-metragens. Para assistir aos filmes será muito fácil: basta acessar a plataforma oficial do evento (jff.jpf.go.jp/jffonline2022) e fazer uma inscrição simples. O conteúdo será totalmente gratuito e os filmes poderão ser assistidos até 48 horas depois de serem liberados. O Japanese Film festival acontecerá simultaneamente em 25 países, num esforço coordenado que conta com as participações das embaixadas japonesas nesses territórios.
LEIA MAIS
Seus Olhos Dizem :: Confira cena do romance japonês embalado pela banda BTS (Exclusivo)
Festival Curta Taquary :: Inscrições abertas para a 15ª edição do evento
Sem Hora Pra Beijar :: Curta independente é lançado gratuitamente. Assista!
O tema norteador da edição 2022 do Japanese Film Festival é Viagem, especialmente para que os filmes nos possibilitem resgatar algumas memórias e sentimentos que foram um tanto esquecidos nesses tempos ainda pandêmicos. De acordo com os organizadores “a variedade de enredos, histórias, paisagens e belezas, que será apresentada na programação busca resgatar o otimismo e a esperança de que, em breve, poderemos ter todas estas experiências de volta à rotina”. Uma das características da seleção de filmes aos quais poderemos assistir gratuitamente a partir desta segunda-feira, 14, é a diversidade. A lista inclui alguns grandes sucessos nos cinemas do Japão em 2021, como Under the Open Sky (2020), Aristocrats (2020) e It’s a Summer Film! (2020), documentários que buscam retratar os costumes japoneses, os famosos animes e um clássico incontornável que servirá como pilar da programação: Rashomon (1950), de Akira Kurosawa. E claro que aqui no Papo de Cinema você terá uma cobertura do Japanese Film Festival, então fique ligado. Indicamos que você faça seu cadastro no site (clicando aqui) o quanto antes (leva, no máximo um minuto) e aproveite conosco os filmes a partir do dia 14.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Neil Gaiman :: Surgem novas acusações de abuso sexual contra o autor de Sandman. Ele se defende - 15 de janeiro de 2025
- Ainda Estou Aqui :: Antes Argentina, depois França… o filme brasileiro está sofrendo hate? - 15 de janeiro de 2025
- Saga :: O Hobbit - 14 de janeiro de 2025
Deixe um comentário