Japanese Film Festival 2022 :: Filmes com pano de fundo histórico estão disponíveis

Publicado por
Marcelo Müller

Quando pensamos em cinema japonês, uma das imagens mais recorrentes a povoar o nosso imaginário é o ambiente que soma samurais, gueixas, senhores feudais e combates de espada. Essas figuras históricas ficaram muito calcificadas em nosso imaginário por conta dos filmes, dos mangás, dos animes e dos livros. No Japão, o termo jidaigeki é utilizado para designar justamente as narrativas que podem ser citadas como “dramas de época”, cujo limite é a segunda metade da década de 1870, antes do que o país considerou a sua entrada no período moderno. Em termos simples de comparação, os samurais podem ser equivalidos aos cowboys do velho oeste norte-americano, bem como os filmes de samurais podem ser equiparados aos exemplares chamados de faroeste. E claro que o Japanese Film Festival 2022 não poderia deixar de exibir alguns exemplares dessa vertente que foi muito prolífica especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, mas que frequentemente ainda gera filmes de bastante prestígio.

LEIA MAIS
Japanese Film Festival 2022 :: Documentários também se destacam na seleção
Podcast 2022 #58 :: Japanese Film Festival 2022
Japanese Film Festival 2022 :: Animes se destacam na seleção do evento online

Um dos filmes de época do Japanese Film Festival 2022 é The Floating Castle (2012), um espetáculo de guerra ao qual o cinema japonês nos acostumou. Ele mostra uma luta inglória entre dois exércitos numericamente desiguais – uma tropa tinha cerca de 500 soldados e a outra aproximadamente 20 mil. Os que estão em desvantagem são os protetores de um pequeno castelo oposto à unificação do país, encabeçada pelo poderoso Hideyoshi Toyotomi. Já Mio’s Cookbook (2020) se passa na época em que Tóquio ainda se chamava Edo e tem como protagonista uma jovem cozinheira que se torna um verdadeiro fenômeno culinário enquanto tenta encontrar a sua melhor amiga. Como bônus, em It’s a Summer Film! (2020) também temos a abordagem do jidaigeki, mas porque a protagonista é uma jovem apaixonada por filmes de samurai. Então, se você gosta dos longas-metragens de época japoneses, não pode deixar passar a oportunidade de conferir esses filmes. Lembrando que o Japanese Film Festival 2022 acontece até o próximo dia 28, online e gratuitamente. Para acessar os filmes, basta clicar aqui.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.