Categorias: CelebridadesNotícias

Jim Abrahams, diretor de Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu, morre aos 80 anos

Publicado por
Marcelo Müller

Jim Abrahams, diretor e produtor de renome, morreu nesta terça-feira, 26, aos 80 anos de idade, de causas naturais. De acordo com pessoas próximas, ele estava cercado de amigos e familiares na sua residência na Califórnia, nos Estados Unidos, quando a fatalidade aconteceu. Nascido numa família judia que morava em Santa Mónica, EUA, Jim era filho de uma pesquisadora educacional e de um advogado. Mais tarde, formou com os irmãos David e Jerry Zucker um trio denominado simplesmente de ZAZ (Zucker, Abrahams e Zucker), famoso por escrever e dirigir paródias em tom de comédias pastelão de grandes sucessos e/ou filões hollywoodianos.

Jim Abrahams conheceu os demais membros do ZAZ enquanto crescia em Shorewood, Wisconsin, e estudava na Shorewood High School. Mais tarde, enquanto frequentava a University of Wisconsin, o trio fundou um pequeno teatro conhecido como The Kentucky Fried Theater em 1971, o que levou ao primeiro filme deles: The Kentucky Fried Movie (1977), dirigida por John Landis.

Jim Abrahams ao lado de seus parceiros David e Jerry Zucker

LEIA MAIS
Paul Morrissey, ícone do cinema underground norte-americano, morre aos 86 anos
Teri Garr, atriz indicada ao Oscar, morre aos 79 anos
Documentarista Vladimir Carvalho morre aos 89 anos

JIM ABRAHAMS: O SUCESSO

Jim Abrahams foi aluno da Mel Brooks School of Anything for a Laugh e rapidamente impôs o seu estilo cômico repleto de gags visuais e situações absurdas. Seu primeiro filme como diretor foi o hilariante Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu (1980), paródia dos filmes da saga Aeroporto, um enorme sucesso que lhe rendeu uma indicação ao Bafta de Melhor Roteiro.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Na sequência, sempre na companhia dos parceiros David e Jerry Zucker, ele dirigiu a sitcom Esquadrão de Polícia (1982), que chegou a ser indicada ao Emmy, Top Secret! Super Confidencial (1984), um falso documentário absurdo que marcou época. Seja como produtor, roteirista e/ou diretor, ele também foi um dos responsáveis por Corra Que a Polícia Vem Aí! (1988) – e suas sequências – e Top Gang! Ases Muito Loucos (1991), respectivamente paródias de filmes policiais e do sucesso dos anos 1980 Top Gun: Ases Indomáveis (1986).

A carreira de Jim Abrahams foi menos movimentada nos anos 2000. Ele trabalhou basicamente na produção e em roteiros, sendo um dos responsáveis pelo texto final de Todo Mundo em Pânico (2000).

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.