Joan Plowright, atriz britânica indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e vencedora do Globo de Ouro por Um Sonho de Primavera (1992), morreu nesta quinta-feira, 16, aos 95 anos de idade. O motivo não foi anunciado pela família, mas na Inglaterra é especulado que ela tenha morrido de causas naturais. Filha de um jornalista editor de jornal, frequentou a Scunthorpe Grammar School e depois estudou na The Old Vic Theatre School. Sua estreia nos palcos aconteceu em 1948, ou seja, quando tinha apenas 19 anos de idade. Em 1961, Plowright recebeu um prêmio Tony (o Oscar do teatro norte-americano) por seu papel em A Taste of Honey, montada na Broadway .
Ao longo dos anos posteriores, Joan Plowright construiu uma sólida carreira do teatro, por ela sendo considerada uma grande dama da interpretação nos palcos. Em 1957, a atriz contracenou com Laurence Olivier na peça The Entertainer, de John Osborne. Quatro anos mais tarde os dois se casaram e permaneceram juntos até a morte dele em 1989. Plowright foi uma das personalidades mais célebres associadas ao Royal National Theatre, instituição fundada por Olivier na qual ela conheceu o seu então futuro companheiro.
LEIA MAIS
– David Lynch, diretor de Cidade dos Sonhos e Twin Peaks, morre aos 78 anos
– Linda Lavin, atriz indicada ao Emmy e premiada com dois Globos de Ouro, morre aos 87 anos
– Olivia Hussey, estrela de Romeu & Julieta, morre aos 73 anos
JOAN PLOWRIGHT E O CINEMA
Joan Plowright acumulou quase 80 créditos em produções cinematográficas e televisivas. Sua estreia nas telonas aconteceu em 1957 com A Sombra da Forca. Entre os anos 1960/70, destacou-se em Vida de Artista (1961), responsável por sua indicação ao Bafta de Atriz Mais Promissora e em Equus (1978), que lhe rendeu a indicação ao Bafta de Melhor Atriz Coadjuvante. Depois de muitas produções televisivas que adaptaram clássicos do teatro e da participação em alguns filmes com repercussão limitada, ela começou a se destacar nos cinemas a partir da segunda metade dos anos 1980. São dessa época Revolução (1985), Afogando em Números (1988) e Um Sonho de Primavera.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Joan Plowright participou de produções populares como Denis: O Pimentinha (1993), As Viúvas Alegres (1994), A Letra Escarlate (1995), Jane Eyre: Encontro com o Amor (1996), 101 Dálmatas (1996) e Chá com Mussolini (1999). Um de seus grandes papeis na TV foi na minissérie Stalin (1992), pela qual foi indicada ao Emmy Awards e venceu outro Globo de Ouro. Em 2014, Joan Plowright anunciou a sua aposentadoria dos palcos e das telas por conta de uma doença que a deixou com baixa visão ao ponto de ser considerada legalmente cega.
Gostou do conteúdo sobre Joan Plowrigh? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Joan Plowright, atriz britânica vencedora do Tony e do Globo de Ouro, morre aos 95 anos - 17 de janeiro de 2025
- Matrix :: Will Smith estará no 5º filme da saga? Nós fomos investigar - 17 de janeiro de 2025
- O que podemos esperar de…O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan? - 17 de janeiro de 2025
Deixe um comentário