Categorias: Notícias

José Wilker ganha mostra especial 50 Anos de Cinema no Rio de Janeiro

Publicado por

20150401 jose wilker sonia braga dona flor foto leo gandelman acervo cinemateca brasileira20150401 jose wilker sonia braga dona flor foto leo gandelman acervo cinemateca brasileiraEntre os dias 7 e 19 de abril, a Caixa Cultural Rio de Janeiro irá exibir a mostra José Wilker: 50 Anos de Cinema, com uma retrospectiva de 34 filmes do ator e o lançamento de um livro-catálogo sobre a obra de Wilker, que faleceu em abril de 2014, aos 67 anos.

O projeto tem curadoria de Marcelo Laffitte, cineasta e amigo de José Wilker, e é uma realização da Laffilmes. A ideia nasceu no início de 2014, quando Laffitte propôs a Wilker realizar uma retrospectiva para comemorar meio século da carreira do ator. A mostra vai exibir filmes marcantes e outros pouco conhecidos, como o português Filha da mãe (1990), de João Canijo, que permanece inédito no Brasil; o premiado curta-metragem Eu sou Vida, Eu não sou Morte (1970), de Haroldo Marinho Barbosa; e O casal (1975), de Daniel Filho, um dos primeiros trabalhos do ator.

Entre outros títulos selecionados estão o documentário Jango (1984), narrado por Wilker, e Batalha dos Guararapes (1978), de Paulo Thiago. Da literatura e teatro serão exibidas as versões cinematográficas de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), baseada no romance de Jorge Amado, e Bonitinha, Mas Ordinária (1981), de Nelson Rodrigues, além de Os Inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, em que Wilker interpreta Tiradentes.

Durante a mostra, será lançado um livro-catálogo de 152 páginas, com prefácios de Miguel Falabella e de Marcelo Laffitte, organizado com textos de 34 amigos que acompanharam a trajetória do ator, como Aderbal Freire Filho, Luiz Carlos Barreto, Maitê Proença e Cacá Diegues.

A mostra terá ainda debates com convidados especiais. No dia 9 de abril, às 19h, serão debatidos os filmes O Casal, For All: O Trampolim da Vitória (1997) e Bye Bye Brasil (1980), com a participação da atriz Betty Faria e do cineasta Luiz Carlos Lacerda. No dia 16 de abril, também às 19h, será a vez da produtora Mariza Leão e do diretor de TV Moacir Góes falarem sobre José Wilker no cinema e na TV.

Os debates e as sessões serão realizados nos cinemas 1 e 2 da Caixa Cultural Rio de Janeiro, na Av. Almirante Barroso, n° 25, próximo à Estação Carioca. Outras informações podem ser encontradas na página oficial da motra, clicando aqui.

(Fonte: Laffilmes)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)