Categorias: BastidoresNotícias

Karim Aïnouz vai dirigir remake de clássico italiano com grande elenco

Publicado por
Marcelo Müller

O cineasta brasileiro Karim Aïnouz tem um novo projeto internacional. Depois de lançar Firebrand (2023) recentemente no Festival de Cannes, seu primeiro filme falado em inglês, ele confirmou que dirigirá um remake do clássico italiano De Punhos Cerrados (1965), o poderoso e impactante primeiro longa-metragem de Marco Bellocchio. Sem dúvida, se trata de um projeto muito ambicioso. A produção que se chamará originalmente Rosebushpruning será fruto de uma parceria entre The Match Factory e MUBI e já tem ao menos três grandes nomes confirmados em seu elenco: Kristen Stewart, Elle Fanning e Josh O’Connor. O roteiro será escrito por Efthimis Filippou, colaborador contumaz do cineasta grego Yorgos Lanthimos.

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2023 :: Filme do brasileiro Karim Aïnouz é ovacionado na Croisette
Marinheiro das Montanhas :: Entrevista com o diretor Karim Aïnouz (Mostra SP 2021)
Um Corpo que Cai :: Estúdio fará remake de obra-prima de Hitchcock. Astro está de olho no papel principal

Os três atores já escalados para o projeto

“A surpreendente estreia de Marco Bellocchio foi lançada há mais de 50 anos e teve grande impacto no cinema italiano, bem como na narrativa da época. Estou animado por colaborar com Efthimis Filippou e revisitar este trabalho icônico a fim de criar uma parábola contemporânea sobre a morte da família patriarcal tradicional – espero que seja tocante e provocativa em igual medida. É um sonho que se torna realidade trabalhar com um time tão dinâmico de atores que admiro há muito tempo para trazer esta adaptação explosiva ao público atual”, disse o cineasta numa entrevista à Variety.

De Punhos Cerrados tem como protagonista Alessandro, jovem epilético e paranoico que mora numa propriedade rural com seus irmãos Leone, Giulia (também epilética) e Augusto. Tentando ajudar Augusto a se livrar da sina disfuncional de sua família, Alessandro começa a provocar uma série de incidentes e assassinatos. O filme é figurinha carimbada nas listas de grandes primeiras obras de cineastas reconhecidos. Vamos esperar para ver o que Karim Aïnouz vai fazer com essa trama e o ótimo elenco que terá em mãos. Ainda não há um cronograma definido para Rosebushpruning.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.