Kinoforum 2024 :: Confira os destaques da 35ª edição do evento paulistano

Publicado por
Marcelo Müller

De 22 de agosto a 01 de setembro acontece na capital paulista a 35ª edição do Kinoforum: Festival Internacional de Curtas de São Paulo, evento que apresentará 287 filmes de 66 países e 14 estados brasileiros. Trata-se de um dos mais abrangentes panoramas do cinema mundial voltado à duração de curta-metragem. O evento acontece em diversas telonas, entre elas as da Cinemateca Brasileira, Cinesesc, Circuito Spcine: Centro Cultural São Paulo (CCSP), Circuito Spcine: Tiradentes, Espaço Augusta, Museu da Imagem e do Som (MIS), além das dos cineclubes do Cinema na Comunidade. “Desde a pandemia, passamos a valorizar muito a possibilidade de assistirmos filmes individualmente, em casa, e acabamos por ver sempre coisas parecidas e que todo mundo vê. Por isso, fazemos agora um convite ao público para estar presente nas salas de cinema e compartilhar a experiência de assistir a ótimas produções na ‘tela grande’ e na companhia de outras pessoas, desfrutando de uma programação com olhar diverso e colaborativo, que nos aponta novas perspectivas”, afirma Zita Carvalhosa, criadora e diretora do festival.

Somebody Comes into the Light

LEIA MAIS
Festival de Gramado 2024 :: Chibo é eleito o melhor curta-metragem da mostra gaúcha
Festival de Gramado 2024 :: Começa a 52ª edição do tradicional evento gaúcho
Cobertura :: 52º Festival de Cinema de Gramado (2024)

HOMENAGEADOS

A 35ª edição do Kinoforum: Festival Internacional de Curtas de São Paulo contará com programas especiais voltados a dois cineastas europeus homenageados. Um deles será o alemão Wim Wenders. Na mostra intitulada Wim Wenders: Asas do Curta, os espectadores poderão conferir Somebody Comes into the Light (2024), curta-metragem inédito que ele filmou simultaneamente ao trabalho do seu último longa, Dias Perfeitos (2023). Também haverá a projeção de outros três curtas recentemente restaurados do alemão: O Mesmo Jogador Atira Novamente (1967), Silver City Revisitada (1968) e Ângulo Inverso (1982). Outro realizador festejado neste ano será o britânico Jonathan Glazer. Estão programadas as exibições de um videoclipe da banda Blur que ele dirigiu nos anos 1990 e um recém-lançado comercial estrelado por Scarlett Johansson. A Queda (2020), inspirado em uma gravura de Francisco Goya, também será exibido.

O evento também prestará uma homenagem ao ator brasileiro Paulo César Pereio, infelizmente falecido no decorrer deste ano. Dentro do especial chamado Pereio, Eu Te Amo P*!#@!, serão projetados alguns curtas nos quais ele trabalhou, como Pobres-Diabos no Paraíso (2005), Plano-Sequência (2002) e Dossiê Rê Barbosa (2008).

ATIVIDADES PARALELAS

Além das exibições, a 35ª edição do Kinoforum: Festival Internacional de Curtas de São Paulo contará com atividades paralelas, entre elas: laboratórios de montagem, roteiro e pitching para projetos previamente inscritos e selecionados; discussões sobre a inteligência artificial no audiovisual, o fomento aos festivais de cinema e a respeito do cenário da difusão do curta-metragem, além do cinema de animação realizado por mulheres. A programação conta ainda com masterclasses sobre pesquisa de conteúdo para o audiovisual e o panorama do cinema africano.

Para conferir a lista completa das produções e a programação, basta clicar aqui.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.