Lâmina: Mostra do Audiovisual Negro, em versão online, começa dia 27 de maio

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre 27 de maio e 9 de junho ocorre a primeira edição do Lâmina: Mostra do Audiovisual Negro. O evento gratuito e online é criado por artistas negros, destinado a valorizar as criações e os debates sobre a negritude no Brasil. A programação inclui sessões de filmes, debates, curtos e uma feira virtual para valorizar o trabalho de artistas negros.

A partir de 298 inscrições recebidas pelos curadores, foram escolhidos 27 filmes de nove Estados brasileiros, além de produções da França e do Reino Unido. Cinco curadores efetuaram recortes estéticos e temáticos: Gabriel Martins cuida dos “Diários pretos”, Kênia Freitas assina o “PretEspaços”, André Félix traz “Crescer no Cinema”, Castiel Vitorino Brasileiro se encarrega de “Sonoridade”, e Charlene Bicalho organiza a sessão “]in[filtr]a]ções]”.

LEIA MAIS
Mostra América Negra exibe 35 filmes online a partir de 4 de junho
Viva Nossa Voz :: Nova série discute redes sociais, negritude e ativismo LGBTQ
Disney+ incluirá aviso prévio de conteúdo preconceituoso/racista em certos filmes

 

Notes on Travecacceleration

 

A seleção inclui curtas-metragens aclamados como Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos e Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno, além de novos trabalhos de Catapreta (Calmaria) e Vinícius Silva (00:17:35, ZL). Cada sessão será acompanhada de um debate ao vivo com os curadores no canal do Lâmina no YouTube.

Além das exibições de filmes, a mostra traz o curso “Deixa eu tocar meu tamborim: o samba e o cinema brasileiro moderno”, com o professor Ewerton Belico, nos dias 29 e 30 de maio; a masterclass “O trabalho da montagem: escrituras e percepções”, com a montadora Cristina Amaral, dia 5 de junho, e a masterclass “Uma obra (permanentemente) em obras”, com o artista visual Ricardo Aleixo, dia 8 de junho. Você descobre todas as informações sobre a mostra na página oficial do Lâmina.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)