Categorias: BastidoresNotícias

Licorice Pizza :: Filme é acusado de racismo. Organização asiático-americana pede boicote

Publicado por
Marcelo Müller

A Media Action Network for Asian Americans, organização sem fins lucrativos que pondera sobre a representação de asiáticos-americanos na mídia, veio a público pedir um boicote a Licorice Pizza, o mais novo filme de Paul Thomas Anderson. Segundo a entidade, há racismo nas cenas envolvendo o dono do restaurante branco (interpretado por John Michael Higgins) que se dirigiria com um sotaque estereotipado à sua esposa japonesa (vivida por Yumi Mizui). Num comunicado publicado no Rafu Shimpo, jornal nipo-americano com sede em Los Angeles, a MANAA afirma que o “racismo no cinema parece Ok, se às custas de personagens asiáticos”, e completa “devido ao racismo casual encontrado no filme Licorice Pizza, acreditamos que ele não mereça nomeações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor ou Melhor Roteiro Original nesta temporada de prêmios. Estamos pedindo a associações de críticos de cinema que o deixem de lado nesta temporada de premiações”, dizia o comunicado.

LEIA MAIS
Michael B. Jordan lidera projeto contra racismo em Hollywood
…E o Vento Levou é retirado de streaming devido a protestos contra racismo
John Boyega, de Star Wars, faz discurso contra o racismo e recebe apoio da Disney

“Valorizar esse filme com nomeações e prêmios normalizaria uma zombaria mais flagrante dos asiáticos neste país, enviando assim a mensagem de que não há problema nisso, mesmo numa época em que os asiático-americanos têm medo de sair de casa por causa dos níveis sem precedentes de violência de outros norte-americanos que os culpam pela COVID-19”, conclui o comunicado.  Situado nos anos 1970, o filme segue a vida de um estudante que está se tornando um grande ator. Em paralelo, ele se apaixona. No elenco estão Bradley Cooper, Skyler Gisondo, Sean PennMaya RudolphJohn C. Reilly, Benny Safdie e Tom Waits. Confira o trailer abaixo:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.