Little Britain :: Série cômica é retirada do ar após cenas de blackface

Publicado por
Bruno Carmelo

Para novos tempos, novas medidas. O universo da comédia na televisão sempre esteve repleto de caricaturas de gays, lésbicas, transexuais e personagens negros, porém este tipo de representação se torna cada vez menos tolerado em nome do respeito e da igualdade de tratamento.

Um símbolo típico do racismo na comédia se chama blackface, quando atores brancos pintam o rosto de preto para interpretarem pessoas negras em composições depreciativas. No passado, atores brancos pintavam o rosto de carvão, sugerindo sujeira e ridicularizando a imagem dos negros (que não podiam interpretar a si mesmos) para o público branco.

LEIA MAIS
Apenas 20% dos filmes em Hollywood são estrelados por negros, aponta estudo
Opinião :: Cinema em tempos de Diversidade
John Boyega, de Star Wars, faz discurso contra o racismo e recebe apoio da Disney

 

Come Fly With Me

 

Recentemente, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, pediu desculpas por uma foto antiga em que aparece com o rosto pintado de preto, transformando a identidade negra em humor. Agora, uma série cômica foi repudiada pelo mesmo motivo: Little Britain (2003 – 2006), ícone da comédia politicamente incorreta britânica. As esquetes incluem, entre as personagens recorrentes, Desiree DeVere, mulher negra interpretada por Lucas em blackface. Outra série do mesmo criador, Come Fly With Me (2010 – 2011), traz Precious Little, interpretada pelo mesmo ator com o rosto pintado de negro.

Em meio à onda de protestos contra o racismo, cujo estopim foi o assassinato brutal de George Floyd nos Estados Unidos, a Netflix, a BBC e a Britbox decidiram retirar as duas séries do ar. “Há muita programação histórica disponível no BBC iPlayer, então nós revemos o conteúdo com frequência. Os tempos mudaram desde que Little Britain foi ao ar, por isso ela não está mais disponível”, declarou a BBC.

Em conversa com a Netflix, reportada pelo site Deadline, Lucas faz um mea culpa a respeito do projeto: “Se eu pudesse voltar atrás e fazer Little Britain de novo, não faria aquelas piadas com travestis. Não interpretaria personagens negros. Basicamente, eu não faria mais a série. Ela ofenderia as pessoas. Nós fizemos um tipo de humor mais cruel do que faríamos hoje”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)