O crítico de cinema João Carlos Sampaio é uma daquelas figuras cuja partida deixa um espaço vazio. Sujeito bem-humorado e de olhar arguto, ele deixou uma contribuição certamente importante durante seus 44 anos de vida. Pois, boa parte de sua produção intelectual está compilada em Pó da estrada: Escritos de João Carlos Sampaio, livro cujo lançamento está marcado para o dia 09 de abril, durante uma live a ser realizada no perfil oficial da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) no YouTube. A publicação chega ao público com o selo da Editora Gris, organização e produção de Flávia Santana e Tais Bichara, curadoria de críticas de João Paulo Barreto e Rafael Carvalho, coordenação editorial de Lara Perl e projeto gráfico de Rafa Moo. Todos eles estarão presentes na ocasião remota, a partir das 19h, que terá mediação de Luiz Joaquim e presença do também crítico Marcelo Lyra.
LEIA MAIS
O Talismã :: Livro de Stephen King e Peter Straub virará série com produtores famosos
Terence Davies vai dirigir adaptação do livro póstumo de Stefan Zweig
Engano :: Arnaud Desplechin revela detalhes do filme inspirado em livro de Philip Roth
“Eu nem me preocupo em parecer superlativa ou genérica por dizer que a importância de João é imensurável e impossível de mapear com inteireza. Ele foi uma espécie de gerente de muitas encruzilhadas, unindo pessoas, projetos, cenas e caminhos sempre com muita inteligência e generosidade. João fez pontes entre gerações de realização cinematográfica e crítica, entre produções da Bahia e de outros estados, entre redes de afeto que pareceriam desconexas para qualquer outra pessoa. E é sempre lembrado como um embaixador bem-humorado de coisas caras para ele, em todos os espaços que ocupou, na escrita, na curadoria ou na mesa de bar”, diz Tais Bichara. João Carlos Sampaio exerceu a função de crítico de cinema durante mais de 20 anos no jornal A Tarde. Além disso, participou de inúmeros júris e processos curatoriais. Alguém que partiu cedo e deixou saudades.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Megalópolis - 1 de novembro de 2024
- Corisco & Dadá :: Versão remasterizada entra na 3ª semana em cartaz. Descubra onde assistir - 31 de outubro de 2024
- Continente :: “A violência nesse filme é ambígua e às vezes desejável”, diz o diretor Davi Pretto - 31 de outubro de 2024
Deixe um comentário