A carreira do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul (Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas, 2010), marcada por filmes premiados e exibidos tanto nos principais festivais de cinema quanto no circuito de arte contemporânea, foi reunida, pela primeira vez, em um livro em português.
Parte da Coleção Oi Futuro de Arte e Tecnologia e publicado pela Editora Iluminuras, o livro, que leva o nome do artista, é uma obra de referência sobre o cineasta que será lançada no Rio de Janeiro, no Oi Futuro Ipanema, em 18 de dezembro. O jornalista, crítico de cinema e escritor carioca Rodrigo Fonseca, autor de um dos textos do livro, estará no local para conversar com o público sobre a obra de Weerasethakul.
No Brasil, Weerasethakul se tornou conhecido há 10 anos, mais precisamente quando seu filme Mal dos Trópicos (2004), que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, foi exibido no país. Em seguida, seus filmes estiveram presentes nos principais festivais, retrospectivas e mostras dedicadas a sua obra, o que possibilitou ao público brasileiro uma revisão de seus primeiros filmes e o acompanhamento de sua trajetória. O último filme lançado pelo cineasta foi Hotel Mekong (2012).
O livro Apichatpong Weerasethakul apresenta registros destas exposições, artigos de curadores e teóricos, do próprio artista, além de sua filmografia. O livro começa com o texto da curadora Francesca Azzi sobre os conceitos que nortearam a proposta da exposição realizada no Oi Futuro e sobre características que marcam a obra de Weerasethakul. A publicação traz ainda a filmografia do artista, com sinopses e descrições de cerca de 34 filmes e curtas, além de uma seleção de instalações que realizou nos últimos 20 anos.
(Fonte: F&M ProCultura)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário