Categorias: Notícias

Longa italiano Um Burguês Muito Pequeno tem sessão em Porto Alegre

Publicado por

un borghese piccolo papo de cinemaO longa Um Burguês Muito Pequeno (1977), de Mario Monicelli tem sessão em Porto Alegre no próximo sábado, 16. A exibição acontece na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro e faz parte do projeto Sessão Aurora. Após a sessão, haverá um debate com os editores do Zinematógrafo – fanzine de cinema de Porto Alegre. A entrada é franca.

Concorrente da Itália no Festival de Cannes de 1977, Um Burguês Muito Pequeno (1977) é reconhecido como uma das obras-primas de Monicelli. O longa direciona um olhar crítico à família de classe média italiana quando retrata a história de um modesto funcionário que decide ingressar na loja maçônica de seu chefe, buscando uma carreira melhor para o filho.

Para além da crítica social e moral, o filme também revela um comentário mordaz sobre os instintos humanos. Tendo a delicada questão política italiana como pano de fundo, Monicelli mostra como a liberdade e a violência se encontram num contexto pautado por valores hierárquicos e modelos de conduta.

Mario Monicelli é um dos nomes mais importantes do cinema italiano que surgiu no pós-guerra. Iniciou sua obra em parceria com o lendário Steno, dirigindo Totó Procura Casa (1949). Entre os anos 1950 e 1970, realizou uma série de filmes que marcaram a cinematografia da Itália, como Os Eternos Desconhecidos (1958), O Incrível Exército de Brancaleone (1966) e Meus Caros Amigos (1975), renovando de forma particular os paradigmas da comédia local. Suicidou-se em 2010, aos 95 anos, tendo no currículo mais de 50 trabalhos como cineasta.

Fonte: Sala P.F. Gastal

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)