O ator vencedor do Oscar Louis Gossett Jr. faleceu na última sexta-feira, 29, em Santa Mônica, Califórnia, nos EUA. A morte do artista, que tinha 87 anos, foi confirmada por seu sobrinho à agência Associated Press. A causa não foi revelada. Com atuações regulares na tela grande desde o início dos anos 1960, Gossett Jr. dedicou mais de seis décadas de sua vida ao cinema, tendo sido premiado também na TV. A seguir, relembre a trajetória do premiado astro.
LEIA MAIS
– Chance Perdomo, ator indicado ao BAFTA, morre aos 27 anos
– M. Emmet Walsh, ator de Blade Runner, morre aos 88 anos
– David Seidler, roteirista vencedor do Oscar, morre aos 86 anos
Nascido em 1936, na cidade de Nova York, nos EUA, Louis Cameron Gossett, Jr. começou a atuar na adolescência, após uma lesão tê-lo tirado de competições esportivas no colegial. Depois de se formar na Abraham Lincoln High School em 1954, ingressou na Broadway, onde passou a construir sua carreira artística. Estreou como ator de TV participando de dois episódios da série The Big Story, entre 1957 e 1958. No cinema, debutou com O Sol Tornará a Brilhar (1961), ao lado de Sidney Poitier. Após diversas produções televisivas e cinematográficas, Louis se destacou no final dos anos 1970, quando foi indicado a três Emmys, tendo vencido um por sua perfomance na minissérie Raízes (1977).
Entretanto, a fama mundial chegou a partir de 1982, quando estrelou A Força do Destino. No drama/romance, interpretou o exigente Sargento Emil Foley, responsável por construir personalidade militar no recruta Zack Mayo, personagem de Richard Gere. Pela obra, Gossett, Jr. venceu o Globo de Ouro e o Oscar, se tornando o primeiro negro a receber a estatueta da Academia na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Em seu livro de memórias “An Actor and a Gentleman“, lançado em 2010, Louis afirma que tal conquista lhe garantiu “prestígio e recompensa pessoal até a velhice, além da capacidade de escolher bons papéis”.
Nos anos seguintes, Gossett, Jr. enfileirou projetos que marcaram seu auge. Entre os títulos, estão a minissérie Sadat: O Guerrilheiro da Paz (1983) e os filmes Tubarão 3 (1983), Inimigo Meu (1985) e Águia de Aço (1986). No início dos anos 1990, com o telefilme A Vida de Josephine Baker (1991), ganhou seu segundo Globo de Ouro. Mesmo longe da fama dos anos 1980, Louis seguiu atuando até seus últimos dias. Para os mais jovens, é conhecido por dar vida a Will Reeves, na minissérie Watchmen (2019), e encarnar Ol’ Mister, de A Cor Púrpura (2023). Sua derradeira contribuição se deu na série Kingdom Business, em 2023.
Fundador da Eracism Foundation, entidade que tem a missão de construir uma sociedade livre de racismo, o ator relatou, também em suas memórias, diversos episódios de preconceito que sofreu pela cor de sua pele em Hollywood. Gossett, Jr. deixa dois filhos: Satie Gossett e Sharron Gossett.