Categorias: BastidoresNotícias

Lua de Cristal vai ganhar documentário em comemoração aos 30 anos do filme

Publicado por
Bruno Carmelo

Tudo pode ser / Se quiser será / O sonho sempre vem para quem sonhar… Já se passaram 30 anos desde que Lua de Cristal (1990) estreou nos cinemas, trazendo o casal Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro numa fábula inspirada em Cinderela. Desde então, a comédia romântica foi exibida dezenas vezes na Sessão da Tarde, tornando-se um clássico para os cinéfilos na casa dos 30 anos de idade.

Agora, o filme vai ganhar uma homenagem em forma de documentário, destinado a revelar os bastidores das filmagens e a herança do projeto no imaginário popular. Os criadores Gabriel Silva, Rodrigo Nicodemo e Diego Alexandre ainda pretendem refletir sobre o cenário cinematográfico da época, e sobre as críticas negativas recebidas pela produção durante o lançamento.

LEIA MAIS
Produtor garante que irá relançar filme polêmico com Xuxa
Encantados :: Entrevista exclusiva com Tizuka Yamasaki
Remake de comédia brasileira é campeã de público… na Coreia do Sul!

 

Foto: Divulgação

 

Lua de Cristal 30 Anos (2020) será realizado de forma independente, com recursos próprios dos criadores, e “sem fins lucrativos” de acordo com seus produtores, ainda que não tenha sido informada a destinação dos lucros derivados da produção, nem mesmo se os criadores possuem a intenção de levá-lo ao cinema ou divulgá-lo em plataformas digitais, por exemplo.

80% das filmagens já foram concluídas, incluindo entrevistas com a diretora Tizuka Yamasaki, a roteirista Yoya Wursch, as atrizes Júlia Lemmertz e Marilu Bueno. No entanto os dois principais nomes do elenco aparentemente ainda não participaram do projeto: Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro.

Será que Lua de Cristal 30 Anos vai trazer imagens inéditas dos bastidores, vai pesquisar o impacto do filme nas bilheterias e na carreira de seus atores? Ou será apenas baseado em depoimentos, como os conhecidos talking heads? Ainda restam questões a serem reveladas a respeito do documentário. Devido ao aniversário de 30 anos em 2020, espera-se que o lançamento aconteça ainda este ano, apesar do calendário cinematográfico conturbado devido à pandemia de Covid-19.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)