20250429 lucia alves papo de cinema 800

Lúcia Alves, atriz brasileira de 76 anos, faleceu na última quinta-feira, 24, no Rio de Janeiro. Lúcia foi vítima de complicações de um câncer de pâncreas. Ela estava internada na Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio, desde o dia 14 deste mês, após ter apresentado piora no quadro de saúde. A atriz lutava contra a doença há três anos. Alves começou sua carreira nos anos 1960 e atuou até 2015. Relembre!

LÚCIA ALVES: A TRAJETÓRIA

Nascida em 1948, Lúcia Alves da Silva, iniciou sua trajetória no teatro no final dos anos 1950. Nos 1960, debutou no cinema com Um Ramo para Luíza (1965). Debutou na teledramaturgia em 1969, estrelando Enquanto Houver Estrelas, novela da TV Tupi. A fama, porém, chegou em 1970.

Lúcia Alves
Lúcia Alves

Acontece que, entre 1970 e 1971, Lúcia Alves encarnou a icônica indígena Potira na primeira versão da novela Irmãos Coragem, da TV Globo. Sua personagem era uma jovem forte, corajosa e determinada, que vivia um amor proibido com um dos protagonistas, o garimpeiro João Coragem, vivido por Tarcísio Meira.

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Potira se destacou na trama por sua doçura e lealdade, mas também por sua postura firme diante das injustiças, o que lhe conferiu grande carisma junto ao público. A atuação de Lúcia foi bastante elogiada e a personagem conquistou popularidade, tornando-se um dos papéis mais lembrados da atriz na TV brasileira.

Lúcia Alves em Irmãos Coragem
Lúcia Alves em Irmãos Coragem

Ao longo dos anos, Lúcia Alves consolidou sua carreira na teledramaturgia. Ela se destacou por versatilidade e presença marcante em produções da TV Globo, como Elas por Elas (1982) e Anos Dourados (1986).

LEIA MAIS
Ted Kotcheff, diretor de Rambo, morre aos 94 anos
Val Kilmer, ator de Top Gun, The Doors e Batman, morre aos 65 anos
Richard Chamberlain, ator indicado ao Emmy, morre aos 90 anos

Na tela grande, esteve em filmes como O Homem Nu (1968), Estranho Triângulo (1970), O Homem da Cabeça de Ouro (1975), Tortura Cruel (1980), Lua Cheia (1989), Quase Dois Irmãos (2004) e Bendito Fruto (2004). Por este último, aliás, foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília. Em 2007, pelo mesmo filme e categoria, foi indicada ao Prêmio Grande Otelo. O derradeiro papel de Lúcia Alves foi em 2015, quando apareceu na série República do Peru, da TV Brasil, no papel de Armênia. Ela deixa a filha: Renata Alves Schlesinger.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *