O Instituto Federal da Bahia (IFBA) abriu as inscrições para um evento inédito: Luz, Câmera, Recôncavo – Primeira Semana do Audiovisual. O evento online e gratuito pretende reunir pensadores, acadêmicos, estudantes e apreciadores do audiovisual para uma discussão sobre as maneiras de superar a atual situação de crise no cinema brasileiro.
As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 4 de outubro, por meio do site oficial do encontro, que será sediado entre os dias 8 e 9 de outubro, a partir de 14h. A coordenação fica por conto do Núcleo de Produção Digital (NPD) do campus Santo Antônio de Jesus. Os participantes receberão certificados no final.
LEIA MAIS
Festival de Veneza 2020 :: Evento debate desafios do cinema de autor pós-coronavírus
Opinião :: A hora e a vez do cinema brasileiro no streaming?
Opinião :: Em 2020, há o que comemorar no Dia do Cinema Brasileiro?
Ao realizar a inscrição, o participante pode selecionar tantos as mesas e debates específicos quanto dois minicursos: “Construção de narrativas: edição audiovisual” e “O que é e como fazer legendagem”. Entre as lives previstas, há discussões sobre o cinema de animação brasileiro, perspectivas da direção de arte, empreendedorismo no mercado audiovisual e os rumos específicos do cinema baiano.
Entre os palestrantes encontram-se Camila Ribeiro, Carol Garcia, Matheus Boa Sorte, Márcio Soares e Marcos Buccini. A iniciativa contribui a suprir uma falta de encontro entre cinéfilos e pesquisadores em tempos pandêmicos. Além de importantes eventos acadêmicos como a Socine (Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Cinema), o Luz, Câmera, Recôncavo promete oferecer uma perspectiva mais abrangente aos interessados, mesmo fora da comunidade de pesquisa em audiovisual.