20200526 macabro papo cinema

Aqui no Papo de Cinema a gente paga pau abertamente para o cinema brasileiro. Por isso, nos enche de alegria noticiar os feitos dos nossos filmes. O mais recente deles foi protagonizado por Macabro (2019), novo longa-metragem dirigido por Marcos Prado, que venceu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Brooklyn Film Festival. Por conta dos protocolos de distanciamento social impostos pela pandemia do COVID-19, o evento aconteceu neste ano de maneira totalmente online, entre os dias 29 de maio e 07 de junho. Lembrando que antes do certame norte-americano, o longa já havia sido exibido em 2019 na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (onde fez sua estreia brasileira), no Festival do Rio e no Festival de Austin, no Texas, ocasião em que debutou em terras internacionais. A lista completa com os vencedores do Brooklyn Film Festival 2020 você confere aqui.

Macabro é baseado num dos episódios mais chocantes da relativamente recente crônica policial fluminense, conhecido como Irmãos Necrófilos. Ibraihim e Henrique de Oliveira foram acusados nos anos 90 de assassinar oito mulheres, um homem e uma criança, na Serra dos Órgãos, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Racismo, violência policial e feminicídio são abordados nessa reconstituição ficcional dos eventos, filmada numa localidade bastante próxima de onde aconteceram os crimes hediondos. Marcos Prado, além de esquadrinhar o caso do ponto de vista criminal, observa o ambiente no qual os então meninos negros foram criados, constantemente violentados em casa e depois largados à própria sorte numa floresta antes de adentrar no mundo do crime.

O elenco de Macabro conta com Renato Góes, Amanda Grimaldi, Guilherme Ferraz, Diego Francisco, Eduardo Tomaz, Juliana Schalch, Flávio Bauraqui, Paulo Reis, João Pydd, Claudia Assunção, Osvaldo Mil e Thelmo Fernandes. Confira o teaser da produção:

LEIA MAIS
BIFF 2020 revela os premiados de sua primeira edição on-line
Festival de Berlim 2020 :: Filme brasileiro está entre os primeiros premiados
Mulher :: Documentário premiado no Festival de Veneza ganha cartaz nacional (Exclusivo)

(Fonte: Sinny Assessoria)    

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *