Maior festival LGBTQIA+ do mundo terá seis filmes brasileiros em 2022. Confira lista!

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Programado para ocorrer entre 06 e 26 de junho, em San Francisco, nos EUA, o Frameline International Film Festival contará com nada menos do que seis produções brasileiras na edição deste ano. A notícia ganha uma importância a mais para o fomento ao audiovisual nacional, pois o evento é considerado o mais importante na temática LGBTQIA+ do circuito internacional. Fundado em 1977, e de caráter comunitário, o Frameline conta com uma participação anual de 60.000 pessoas. Confira a seguir quais são os títulos nacionais que estarão nos representando.

LEIA MAIS
Mostra especial de cinema comemora bicentenário da Independência do Brasil
CineFantasy 2022 :: 13º Festival Internacional de Cinema Fantástico acontecerá em junho
DublaCon :: Convenção de dubladores ganha data e local de sua edição 2022

Entre os selecionados, está o documentário Uýra: A Retomada da Floresta, que segue a trajetória de vida do artista trans indígena Emerson Pontes. Ele dá vida à drag Uýra Sodoma, que viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando arte performática para ensinar jovens indígenas e ribeirinhos que eles são os guardiões das mensagens ancestrais da floresta amazônica.

Seguindo Todos os Protocolos é outro projeto escolhido para integrar o evento. Em tom de comédia dramática, o filme apresenta Francisco, que procura prazer em meio à quarentena da pandemia da Covid-19. Dirigido pelo estreante Fábio Leal, foi exibido na Mostra Aurora da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Marte Um, de Gabriel Martins, também está na lista. No drama, a família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. A empreitada foi exibida no Festival de Sundance deste ano.

O cineasta Gustavo Vinagre marcará presença na mostra com Três Tigres Tristes. Exibida no Festival de Berlim 2022, a comédia fantástica segue Isabella, Jonata e Pedro. Fechados em casa durante um fim de semana e angustiados com a Covid-19, decidem sair pelas ruas de São Paulo para espairecer. A caminhada permite conhecer muitos indivíduos em situação semelhante, provocando situações tragicômicas e fantásticas.

Ademais, Coração Errante, de Leonardo Brzezicki, é um dos fichados. Coproduzido por Argentina, Brasil, Espanha, Holanda, e Chile, o drama conta com Leonardo Sbaraglia, Thalita Carauta e Tuca Andrada no elenco. Na trama, um homem de coração partido e sua filha adolescente se aproximam durante um verão caótico na Argentina e no Brasil. 

E, claro, Deserto Particular, de Aly Muritiba, não poderia ficar de fora. Aposta do Brasil para uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no último Oscar, o filme segue Daniel, um policial exemplar, mas que acaba cometendo um erro que coloca em risco sua carreira e sua honra. Quando nada mais parece o prender a Curitiba, ele parte em busca de Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente. Ao contrário dos quatro primeiros longas dessa lista, ainda inéditos no circuito nacional, os dois últimos já foram exibidos nos cinemas, e atualmente se encontram disponíveis no catálogo da plataforma de streaming HBO MAX.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br