Categorias: NotíciasPremiações

MANIFF 2020 :: Brasileiro Loop vence quatro prêmios em festival inglês

Publicado por
Marcelo Müller

Embora boa parte dos festivais mundo afora estejam sendo cancelados, remarcados ou com sua realização colocada seriamente em xeque – Cannes sendo um dos principais representantes desta leva – por conta do novo coronavírus, alguns eventos aconteceram nos 45 do segundo tempo, tal como o Manchester International Film Festival, realizado entre os dias 07 a 15 de março em Manchester, na Inglaterra. E Loop (2019), do cineasta Bruno Bini, fez bonito na programação. Vai trazer na bagagem nada menos do que quatro prêmios, entre eles o de Melhor Filme do Festival e o de Melhor Longa-Metragem. As outras estatuetas foram Melhor Montagem (Bini) e Melhor Atriz (Branca Messina). O MANIFF é um evento dedicado ao cinema independente. Na ocasião da festa de encerramento estiveram, ao lado do diretor, o ator Roberto Birindelli e produtora Angelisa Stein (foto abaixo).

LEIA MAIS
Spawn :: Aguardada produção perde vencedor de Oscar
Pacarrete :: Grande vencedor do Festival de Gramado ganha data de estreia nos cinemas
Spirit Awards 2020 :: A Despedida é o grande vencedor do ano!

Loop passou anteriormente pelas mostras competitivas do Festival de Brasília 2019 e, mais recentemente, do Fantasporto, que aconteceu de 25 de fevereiro a 08 de março na cidade do Porto, em Portugal. A trama dá conta da obsessão de Daniel (Bruno Gagliasso) pela ideia de voltar no tempo a fim de evitar a trágica morte de sua namorada. Consumido por esse sentimento, ele mergulha num processo de isolamento até encontrar o que procura. Todavia, sequer imagina que transitar entre temporalidades distintas pode fazer dele um homem diferente a cada viagem. Confira abaixo todos os vencedores do MANIFF 2020.

 

MELHOR FILME DO FESTIVAL
Loop

MELHOR LONGA-METRAGEM
Loop

MELHOR DIREÇÃO
Jeremy Laval, por Noise

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Knots: A Forced Marriage Story

MELHOR FILME BRITÂNICO
Love Type D

MELHOR ATRIZ
Branca Messina, por Loop

MELHOR ROTEIRO
Noise

MELHOR ATOR
Guillaume Duhesme, por Noise

MELHOR MONTAGEM
Loop

MELHOR FILME EXPERIMENTAL
Close Quarters

MELHOR FOTOGRAFIA
Tenere

MELHOR CURTA BRITÂNICO
Hungry Joe

MELHOR CURTA DOCUMENTAL
Unsurfed Afghanistan

MELHOR CURTA INTERNACIONAL
The Lost Weekend

MELHOR ANIMAÇÃO
Master Moley by Royal Invitation

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.