Nosso editor Marcelo Müller vai ministrar um curso sobre o cineasta norte-americano John Hughes no Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88), no Rio de Janeiro. Ao todo, três aulas em que a carreira do “pai” de Ferris Bueller será totalmente analisada. O curso Curtindo John Hughes Adoidado é uma oportunidade de estudar um dos principais produtores/roteiristas/cineastas estadunidenses dos anos 80, responsável por inúmeros sucessos. Seus maiores êxitos se voltam ao público juvenil, são obras que refletem acerca de anseios, dúvidas, pressões, ou seja, de tudo que é inerente à adolescência, em narrativas marcadas por visões às vezes complexas, ainda assim com amplo potencial de entretenimento.
Serão três aulas (dias 17 e 24 e 31/07), das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursos@ebcine.com.br . Também é possível matricular-se em aulas avulsas. Confira o cronograma:
Edit.: as aulas passaram para julho, em virtude de questões técnicas relacionadas à sala em que o curso será ministrado.
Aula 01 – O começo da carreira e os filmes adolescentes
Do começo como criador numa agência de publicidade, passando pela definidora colaboração com a revista National Lampoon, chegando aos três primeiros filmes por ele escritos/dirigidos: Gatinhas e Gatões (1984), Clube dos Cinco (1985) e Mulher Nota 1000 (1985).
Aula 02 – O fenômeno Ferris Bueller e a saída da adolescência
Será analisado o fenômeno Ferris Bueller, protagonista de Curtindo a Vida Adoidado (1986), filme mais icônico de Hughes. Os filhos da geração baby boomer na obra do cineasta e a passagem para os personagens adultos, saindo da adolescência como foco principal, como em Antes Só do que Mal Acompanhado (1987).
Aula 03 – Os últimos três filmes e os roteiros famosos
Os últimos três filmes de Hughes, Ela Vai Ter um Bebê (1988), Quem vê Cara não Vê Coração (1989) e A Malandrinha (1990) e a troca de década que enfraqueceu a influência dele no cinema. Além disso, serão discutidos Férias Frustradas (1983), Garota de Rosa Shocking (1986) e Esqueceram de Mim (1990), roteiros de Hughes.
(Fonte: Redação PdC)