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Ele está de volta! É tempo de conhecer os preferidos do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano. Em 2022, o título mais nomeado foi o drama político Marighella (2019). Dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge, o filme faturou impressionantes 17 indicações, entre elas Melhor Longa de Ficção e Direção. Na esteira, está O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho, que foi lembrado em 11 categorias.

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A edição deste ano marca a volta ao formato presencial, que nos dois últimos anos foi realizada virtualmente por conta da pandemia da Covid-19, e o retorno ao Rio de Janeiro, depois de três anos acontecendo em São Paulo. A cerimônia será realizada na Cidade das Artes, no dia 10 de agosto, com transmissão ao vivo na TV pelo Canal Brasil, e também pelo canal do YouTube da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

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Vale lembrar que os finalistas do GP do Cinema Brasileiro concorrem em 31 categorias e foram escolhidos em votação pelos membros da instituição. A relação de finalistas reúne mais de 200 profissionais indicados, 17 longas brasileiros e 10 longas estrangeiros. Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros e 18 séries. Confira os candidatos abaixo:

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

MENÇÃO HONROSA – LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

MELHOR DIREÇÃO

MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM

MELHOR ATRIZ

MELHOR ATOR

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

MELHOR ATOR COADJUVANTE

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

MELHOR FIGURINO

MELHOR MAQUIAGEM

MELHOR EFEITO VISUAL

MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

MELHOR SOM

MELHOR TRILHA SONORA

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

  • Angeli The Killer – 2a Temporada (Canal Brasil). Direção Geral: Cesar Cabral
  • Aventuras De Amí – 1a Temporada (globoplay). Direção Geral: Maria Carolina e Igor Souza
  • Os Under-Undergrounds – 2a Temporada (Nickelodeon). Direção Geral: Fernando Alonso e Nelson Botter Jr
  • Planeta Palavra – 1a Temporada (Discovery +). Direção Geral: Claudio Peralta

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

  • Abre Alas – 1a Temporada (Youtube Originals) Direção Geral: Maristela Mattos
  • Sociedade Do Cansaço – 1a Temporada (GNT). Direção Geral: Patrick Hanser
  • Som Da Rua – 3a Temporada (Canal Curta). Direção Geral: Roberto Berliner
  • Transamazônica: Uma Estrada Para O Passado – 1a Temporada (HBO e HBO GO) Direção Geral: Jorge Bodanzky
  • Tu Casa Es Mi Casa – 1a Temporada (HBO Mundi e HBO GO) Direção Geral: Paulinho Moska e Pablo Casacuberta

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA/OTT

  • Chão De Estrelas – 1a Temporada (Canal Brasil) Direção Geral: Hilton Lacerda
  • Colônia – 1a Temporada (Canal Brasil) Direção Geral: André Ristum
  • Detetives Do Prédio Azul – 15a Temporada (Gloob e Globoplay) Direção Geral: Tatiana de Lamare
  • Dom – 1a Temporada (Amazon Prime Video) Direção Geral: Breno Silveira
  • Manhãs De Setembro – 1a Temporada (Amazon Prime Video) Direção Geral: Luis Pinheiro
  • Sintonia – 2a Temporada (Netflix) Direção Geral: KondZilla

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV ABERTA

  • Exterminadores Do Além – 1a Temporada (SBT). Direção Geral: Fabricio Bittar
  • Laboratório Aloprado Tá On – 1a Temporada (TVE-RS). Direção Geral: Edye
  • Sob Pressão – 4a Temporada (Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

  • Aurora: A Rua Que Queria Ser Um Rio, de Radhi Meron
  • Batchan, de Ester Harumi Kawai
  • Cenas Da Infância, de Kimberly Palermo
  • Mitos Indígenas Em Travessia, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues
  • Solitude, de Tami Martins

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

  • A Fome De Lázaro, de Diego Benevides
  • Fogo Baixo Alto Astral, de Helena Ignez
  • Foi Um Tempo De Poesia, de Petrus Cariry
  • Mãe Solo, de Camila de Moraes
  • Yaõkwa, Imagem e Memória, de Rita Carelli e Vincent Carelli

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO

MELHOR FILME IBERO-AMERICANO

MELHOR FILME INTERNACIONAL

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

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