20200601 martin scorsese quarentena papo de cinema 800

Enquanto as produções de filmes estão interrompidas na maior parte do mundo, em função da pandemia de Covid-19, os cinéfilos podem se perguntar o que os grandes artistas do cinema estariam produzindo durante o isolamento. No Brasil, Jorge Furtado revelou que está “escrevendo como nunca”, já Marcelo Marão disse que as incertezas relacionadas à crise sanitária prejudicam seu rendimento.

Nos Estados Unidos, Martin Scorsese produziu um pequeno vídeo sobre suas reflexões relacionadas à quarentena. Partindo de uma cena de Os Assassinos (1946), sobre dois homens dentro de uma cela da prisão, o cineasta afirma: “Eu tenho estado neste quarto, sem praticamente ver ninguém, o que me traz certa sensação de alívio”.

“Tenho uma sensação de liberdade, porque não consigo fazer mais nada”, continua. “Não sei por quanto tempo mais vou ficar neste quarto, e quando vou poder começar a produção do filme. Mas sei que, eventualmente, vamos começar as filmagens. Espero carregar comigo para o futuro as coisas que fui obrigado a aprender devido a estas circunstâncias [do isolamento]. O essencial são as pessoas que você ama: tente estar com elas e cuidar delas o máximo que puder”.

“Eu me lembro da última vez que vi Abbas Kiarostami vivo. Jantamos em Lyon, e ele me disse: ‘Não faça nada que não quiser fazer’. Ele compreendia: não podemos contar com o futuro. Nunca se sabe. Precisamos fazer nosso tempo valer a pena, mesmo que seja apenas existindo, estando vivo, respirando – se pudermos, nessas circunstâncias”, conclui.

O filme de que Scorsese fala é Killers of the Flower Moon, superprodução da Amazon e Paramount, orçada em US$200 milhões, com Leonardo DiCaprio e Robert De Niro nos papéis principais. Com as filmagens começando provavelmente no segundo semestre, o projeto fica bem encaminhado para um lançamento no final de 2021, de olho na temporada de premiações.

LEIA MAIS
Novo filme de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio será produzido pela Apple
Sexo, Mentiras e Videotape 2 :: Steven Soderbergh conclui o roteiro durante a quarentena
Roger Corman anuncia festival de filmes feitos na quarentena

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *