Quando ainda buscava financiamento para rodar O Irlandês (2019), Martin Scorsese teve que romper com a Paramount e se associar à Netflix, para enfim obter o orçamento desejado. Anos mais tarde, a história se repete.
O próximo projeto do veterano diretor será Killers of the Flower Moon, que já tem asseguradas as presenças de Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Baseado no livro “Killers of the Flower Moon: The Osage Murders and the Birth of the FBI”, de David Grann, o longa será situado nos anos 1920 e acompanhará as investigações do FBI em torno do assassinato de várias famílias indígenas, quando enriqueceram devido ao petróleo encontrado em Oklahoma. Com orçamento estimado em US$ 200 milhões, a Paramount pediu a Scorsese que buscasse parceiros para que o projeto seja viabilizado.
Diante de tal alerta, representantes do diretor têm mantido conversas tanto com a Netflix quanto com a Apple, cujo streaming lançou recentemente seu primeiro filme: O Banqueiro. Universal e MGM também foram contactadas, mas o poderio financeiro das plataformas de streaming seria um fator determinante.
Vale lembrar que O Irlandês até passou pelos cinemas em algumas salas espalhadas ao redor do planeta, mas apenas uma semana antes da estreia na Netflix. Exaltado pela crítica, o longa teve 10 indicações ao Oscar deste ano e não levou qualquer estatueta para casa.