Categorias: BastidoresNotícias

Martin Scorsese vai dirigir filme sobre a banda Grateful Dead

Publicado por
Marcelo Müller

O cineasta norte-americano Martin Scorsese completou recentemente 79 anos, mas a palavra “aposentadoria” não está em seus planos imediatos. Enquanto está dando os últimos retoques em seu mais novo filme, Killers of the Flower Moon – baseado no livro publicado no Brasil com o título Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, Morte e a Criação do FBI –, o veterano já está engatando mais uma produção daquelas promissoras. Ainda dentro de seu acordo recentemente firmado com a Apple, Scorsese vai dirigir uma cinebiografia da banda Grateful Dead e já tem até astro escalado para viver o vocalista do grupo, Jerry Garcia. O ator incumbido da tarefa foi Jonah Hill, ele que também será um dos produtores da nova empreitada. A escolha por Martin Scorsese parece óbvia, uma vez que ele já comandou alguns documentários bastante importantes sobre grandes nomes da música.

LEIA MAIS
Anunciada a cinebiografia do The Allman Brothers Band
Vencedor do Oscar é escalado para a cinebiografia do pugilista George Foreman
I Wanna Dance With Somebody :: Cinebiografia de Whitney Houston troca de diretora

O roteiro da nova produção ainda sem título ficará a cargo de Scott Alexander e Larry Karaszewski, eles que, de acordo com o site norte-americano Deadline, já estão trabalhando firmes e fortes no texto. Ao que tudo indica, a Apple detém os direitos do catálogo musical do Grateful Dead para o filme, o que evitará problemas nesse sentido. Ainda não se sabe qual será a abordagem, mas levando em consideração a história da banda, especialmente o contexto no qual ela surgiu – o nascimento de uma cultura psicodélica dos anos 1960 –, Martin Scorsese tem tudo para fazer um bom trabalho, inclusive porque foi um dos pilares da renovação do cinema norte-americano que surgiu exatamente na esteira dessa geração. Precisamos dizer que já estamos ansiosos pelo resultado?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.