Na próxima quarta-feira (15), às 19h30, será realizada na Livraria Martins Fontes, na Av. Paulista, a atividade “Projeto Transmídia, Luta Popular, Carnavalização: Histórias e reflexões em torno do projeto transmídia Claun e suas origens históricas”. A masterclass com o cineasta Felipe Bragança vai abordar o fenômeno dos Clóvis (ou Bate-Bolas), grupos populares nos carnavais de rua no Rio de Janeiro, que tiveram origem nos subúrbios e apresentam temas como ocupação dos espaços urbanos.
Os grupos Clóvis foram declarados, em 2014, Patrimônio Cultural Carioca de Natureza Imaterial. Tradicionais na cultura da cidade, os grupos de foliões fazem referências e elementos da cultura pop, como personagens de histórias em quadrinhos, e se tornaram parte da identidade contemporânea do Rio de Janeiro, o que levou Felipe Bragança a desenvolver o projeto multimídia Claun. A ideia é composta por uma web-série (exibida em forma de filme no Festival de Rotterdam em 2013), uma HQ (publicada em 2014 pelo Barricada, selo pertencente à Boitempo Editorial) e um jogo virtual, que ainda está em desenvolvimento. O nome Claun vem do inglês Clown (palhaço), mesma palavra que dá origem ao Clóvis.
O evento será gratuito e não é necessária inscrição prévia. A Livraria Martins Fontes fica na Av. Paulista, n° 509. Outras informações podem ser obtidas no site da Boitempo Editorial, clicando aqui.
(Fonte: Boitempo Editorial)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário