O recente incêndio num dos depósitos da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, em São Paulo, provocou uma perda de dimensões ainda incertas – ainda que desde já se saiba que ela é incalculável do ponto de vista da fortuna imaterial do país. Na terça-feira, 03, o Secretário adjunto da Cultura, Helio Ferraz, havia afirmado que esperava o fim da perícia da Polícia Federal para saber o que fazer com o material que felizmente não foi consumido pelas chamas. No entanto, a Secretaria Especial da Cultura foi repetidamente alertada por pessoas ligadas à Sociedade Amigos da Cinemateca de que os materiais – molhados pelos bombeiros durante a ação de apagamento do incêndio – não resistiriam sem cuidados. Nesta quinta-feira, 05, começou então a remoção do material restante para sede instituição, na Vila Mariana, Zona Sul, que, diga-se de passagem, também está em estado de abandono.
LEIA MAIS
Representação pede incriminação de Mario Frias pelo incêndio na Cinemateca Brasileira
Ação judicial de 2020 já mostrava omissão do governo federal na Cinemateca Brasileira
Incêndio na Cinemateca Brasileira provoca perda inestimável à cultura nacional
De acordo com uma matéria publicada no site G1, a transferência foi decidida pelo governo federal, o responsável pela gestão da Cinemateca Brasileira desde que o contrato com a Fundação Roquette Pinto não foi renovado para esse fim. A equipe designada conta com membros do Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e coordenadores da Cinemateca Brasileira. Segundo uma funcionária que não quis se identificar à reportagem do G1, documentos e rolos de filmes serão avaliados para não contaminarem o material que já está lá. Vale reiterar: as condições da sede principal não são ideais, inclusive há o temor de que uma nova tragédia aconteça, agora apenas em outro endereço.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- A Verdadeira Dor - 10 de janeiro de 2025
- Gente do Xingu :: Série do Coletivo Kuikuro inicia filmagens com equipe 70% indígena - 10 de janeiro de 2025
- Aqui :: Protagonistas de Forrest Gump se reúnem após 30 anos. Novo filme tem maquiagem digital feita com inteligência artificial - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário