Devido ao sucesso de público e lotação esgotada das salas no Festival In-Edit Brasil deste ano, evento que exibiu diversos documentários musicais, o filme Sintonizah (2015), dirigido por Leuck Ishida e Willy Biondani, será exibido com exclusividade na Matilha Cultural (Rua Rego Freitas, 542), em São Paulo durante o mês de agosto. Serão oito sessões gratuitas, de quinta a domingo, entre os dias 06 e 09 de agosto, e entre 13 e 16 de agosto, às 20h.
O documentário revela a sintonia protagonizada pelo reggae no Brasil e Jamaica e leva o espectador as raízes do gênero, que se infiltrou em São Luís do Maranhão, para vivenciar a cultura local, respondendo questões sobre a força de sua identidade em populações distintas. A descoberta nessa viagem musical é embalada pelos depoimentos de Stranjah (Alex Herbst), negociador de discos raros e pesquisador do filme, pelos músicos ícones Stranger Cole e Lone Ranger, que conduziu a equipe pelos pontos mais relevantes do cenário do reggae, como a visita ao Studio One para o bate-papo com o proprietário Courtney Dodd, no local onde ídolos do gênero como Bob Marley and the Wailers produziram seus discos. Além do panorama apontado pela antropóloga e autora do livro Global Reggae, Carolyn Cooper.
Em São Luiz, as informações se conectam com declarações de Fauzi Beydoun, integrante da banda brasileira Tribo de Jah, o DJ Serraleiro, um dos pioneiros do reggae no Brasil, Tarcisio Selektah, professor e pesquisador da UFMA, entre outros. Juntos contam sobre o alcance acidental das ondas de rádio da Jamaica nos aparelhos de rádio da cidade e como o ritmo gerou uma identificação semelhante nos guetos independente das fronteiras.
Assista a um trecho do filme abaixo:
(Fonte: Agência Lema)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário