Um dos grandes astros televisivos de sua geração faleceu neste sábado, 28, aos 54 anos. Matthew Perry, famoso por seu trabalho na premiada série Friends (1994-2004), morreu em um aparente “acidente de afogamento“, em sua casa em Los Angeles, segundo fontes policiais. O site TMZ, especializado em celebridades, apurou que “não foi encontrado vestígio de drogas ou indícios de crime no local“. Ao longo de quatro décadas, Perry participou de quase 60 produções. Relembre sua trajetória abaixo.
LEIA MAIS
– Richard Roundtree, intérprete de Shaft, morre aos 81 anos
– Burt Young, ator indicado ao Oscar, morre aos 83 anos
– Terence Davies, cineasta indicado ao BAFTA, morre aos 77 anos
Matthew Langford Perry nasceu na cidade de Williamstown, nos EUA, em 1969, mas foi criado em Ottawa, capital do Canadá. Durante a infância, sua maior paixão era o tênis. Inclusive, chegou a atuar em diversos clubes, mas percebeu que necessitava de mais talento para seguir a carreira de atleta. Enquanto o sonho de ser tenista diminuía, sua paixão pelo meio artístico se tornava cada vez maior. Logo Matthew passou a ingressar em cursos de teatro, primeiramente no seu colégio e posteriormente em institutos. Destacava-se sempre por sua tranquilidade e facilidade de fazer os outros rirem. Entusiasmado com o sonho de ser ator, decidiu se mudar para Los Angeles, onde teria mais oportunidades e moraria com o pai.
Estreou como ator de TV ainda criança, aos nove anos de idade, participando de um episódio da série Operação Resgate. No cinema, debutou com Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon, ao lado de River Phoenix, em 1988. Sua carreira foi impulsionada a partir do início dos anos 1990, quando foi escolhido para integrar o elenco principal de Friends, premiada sitcom que se tornou um sucesso de audiência em diversos países. Ao lado de Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer, fez história na TV ao interpretar o irônico Chandler Bing. Pelo papel, no qual atuou entre 1994 e 2004, foi indicado ao Emmy de Melhor Ator em Série de Comédia em 2002. No início dos anos 2000, também chamou atenção por seu trabalho em West Wing: Nos Bastidores do Poder (1999-2006), que lhe rendeu mais duas indicações aos troféu da Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas (IATAS). Em 2007, foi nomeado ao Globo de Ouro pelo telefilme A História de Ron Clark (2006).
No cinema, Perry se destacou por Meu Vizinho Mafioso (2000), A Serviço de Sara (2002) e 17 Outra Vez (2009), mas nunca chegou a estabelecer seu nome na tela grande tal qual na televisão. Ao longo de sua trajetória, o ator conviveu com dependência química e depressão, doenças que o afastaram da regularidade artística. Em 2022, ele detalhou tais batalhas pessoais em sua autobiografia, intitulada Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível, com prefácio da atriz e amiga Lisa Kudrow e lançada no Brasil pela Editora BestSeller. Ademais, Matthew ajudou financeiramente instituições de caridade e fundou seu próprio centro de reabilitação.
Sua última contribuição como ator se deu na minissérie The Kennedys After Camelot (2017), no papel de Ted. Em 2021, relembrou seus anos de maior sucesso no documentário Friends: The Reunion, ao lado do elenco. Matthew Perry nunca teve uma esposa oficial e não teve filhos.