Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, é selecionado em festival na Rússia

Publicado por
Bruno Carmelo

No primeiro semestre de 2020, Lázaro Ramos deveria fazer sua estreia na direção de longas-metragens dentro de um dos festivais mais prestigiosos do mundo. O drama de ficção científica Medida Provisória (2020) foi selecionado para o SXSW, no Texas, mas a pandemia de coronavírus provocou o cancelamento do festival norte-americano.

Mesmo assim, o projeto segue na rota dos festivais internacionais. Ele acaba de ser selecionado para o 42º Festival Internacional de Moscou, que ocorre de forma presencial entre os dias 01 e 08 de outubro. O projeto, produzido pela Lereby Produções e Lata Filmes com coprodução da Globo Filmes, ainda não definiu sua data de estreia nos cinemas brasileiros.

LEIA MAIS
Álbum em Família :: Lázaro Ramos e Otávio Müller filmam drama sobre isolamento
Antonio Pitanga retorna à direção em filme com Lázaro Ramos e Taís Araújo
O Beijo no Asfalto :: Entrevista exclusiva com Lázaro Ramos

 

20201008 medida provisoria papo de cinema 75020201008 medida provisoria papo de cinema 750
Lázaro Ramos dirige Adriana Esteves em Medida Provisória

 

Medida Provisória adapta aos cinemas a peça Namíbia, Não, do ator e dramaturgo Aldri Anunciação (de A Bênção, 2020). Na história, a médica Capitú (Taís Araújo) e o advogado Antônio (Alfred Enoch) formam um casal estável que abriga o primo André (Seu Jorge) em sua casa. Quando uma medida reparatória visa recompensar as pessoas pelos danos da escravidão, a tramitação do projeto leva à separação da dupla.

Situada num Brasil futurista, a trama dialoga diretamente com o racismo do Brasil atual e sua dificuldade de lidar com feridas passadas. O grande elenco inclui Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Jéssica Ellen, Pedro Nercessian, Flávio Bauraqui e Emicida.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)