20190405 francis ford coppola papo de cinema

Megalópolis (2024) é um dos filmes mais aguardados do ano. E não poderia ser diferente, afinal de contas estamos falando do recente trabalho de Francis Ford Coppola, um dos gigantes da história do cinema norte-americano. Com lançamento previsto para o Brasil em 31 de outubro deste ano, o longa teve a sua première mundial no último Festival de Cannes. E a campanha de divulgação para esse empreendimento gigantesco chegar aos cinemas foi marcado por, ao menos, uma polêmica proporcional ao seu tamanho.

A Lionsgate, empresa produtora parceria de Coppola, divulgou um trailer com citações de supostos textos críticos, como é de praxe nesse processo de divulgar um filme buscando aumentar a expectativa do público. No entanto, a internet pipocou de suspeitas a respeito da existência ou mesmo da fidedignidade das citações. E chegou-se a uma sentença: tratavam-se de citações falsas. A controvérsia fez com que a empresa tirasse o trailer do ar e assumisse a estratégia, no mínimo, de gosto questionável.

“A Lionsgate está imediatamente tirando do ar o nosso trailer de Megalópolis. Oferecemos nossas sinceras desculpas aos críticos envolvidos, a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope por esse erro indesculpável em nosso processo de verificação. Nós erramos. Lamentamos”, conforme a declaração .

O trailer deletado abria com uma narração de Laurence Fishburne: “O verdadeiro gênio é frequentemente mal compreendido” antes de fornecer trechos de “críticas negativas” dos títulos mais reverenciados de Coppola, incluindo O Poderoso Chefão (1972), Apocalypse Now (1979) e Drácula de Bram Stoker (1992). As citações foram atribuídas a críticos famosos como Pauline Kael, Andrew Sarris e Roger Ebert. A ideia, claro, era relativizar a recepção mista que Megalópolis teve em Cannes.

Ao passar pelo Festival de Toronto para apresentar Megalópolis em telas norte-americanas, Francis Ford Coppola falou pela primeira vez da polêmica. Ele assumiu parte do crédito pela ideia de incluir críticas negativas no trailer, mas disse que não tem certeza de como isso (utilizar críticas falsas) aconteceu. “Bem, sei que houve a utilização críticas negativas. Fui um dos que achou bom utilizar críticas ruins”, Coppola disse ao Entertainment Tonight. “Mas não seio que aconteceu, Foi um erro, um acidente. Não tenho certeza do que aconteceu”.

LEIA MAIS
Megalópolis :: Crise acende alerta nos bastidores do filme de Francis Ford Coppola
Megalopolis :: Elenco do filme de Francis Ford Coppola ganha primeiros nomes
Megalopolis :: Francis Ford Coppola vai bancar do próprio bolso os US$ 120 milhões do orçamento

Megalópolis
Megalópolis

MEGALÓPOLIS

No elenco de Megalópolis estão Adam DriverNathalie EmmanuelForest WhitakerLaurence FishburneJon Voight, Talia Shire, Shia LaBeoufJason Schwartzman e Dustin Hoffman. De acordo com a sinopse divulgada, podemos esperar algo grande: “O destino de Roma assombra um mundo moderno incapaz de resolver seus próprios problemas sociais nesta história épica de ambição política, genialidade e amor conflitante”. Informações anteriores ajudam a detalhar um pouco mais a trama. Em Megalopolis um arquiteto tenta criar uma cidade utópica, partindo de Nova Iorque, algo confrontando pelo olhar conservador do então prefeito da Big Apple.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | Letterboxd | Threads

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *