Há muitas formas de financiar um filme. Mas, seguramente poucos são os cineastas que têm condições de arcar por conta própria com os orçamentos dos seus projetos – principalmente em Hollywood. Por bem, enquanto seus contemporâneos como Martin Scorsese fecham contratos exorbitantes com empresas de streaming, Francis Ford Coppola decidiu investir do próprio bolso a quantia para tirar do papel o antigo projeto de Megalopolis. E o orçamento previsto para esse filme não é pequeno: US$ 120 milhões. De acordo com o próprio cineasta numa recente entrevista ao GQ, o projeto é tão ambicioso que nenhum grande estúdio jamais toparia banca-lo, e comparou as reticências de Hollywood com as que ele enfrentou ao apresentar o projeto de Apocalypse Now (1979): “e naquela época eu era o cineasta mais ‘quente’ da cidade, dono de cinco Oscar recentes (…) sei que quanto mais pessoal o filme, mais dificuldades eu teria para financia-lo”. Há algum tempo Coppola vem conversando com grandes nomes para assumir os papais principais (algumas especulações você encontra nas notícias relacionadas abaixo).
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A trama de Megalopolis permanece um mistério, mas Francis Ford Coppola a definiu na mesma entrevista com o “uma história de amor e uma investigação filosófica sobre a natureza do homem”. E para finalmente tirar o projeto do papel, ele vendeu uma parte significativa de sua bem-sucedida empresa vitivinícola para obter uma linha de crédito compatível com a empreitada. “Não é como se US$ 120 milhões fossem uma parcela do que tenho. Deixei muito dinheiro para todos os meus filhos. Mas, a maior coisa que deixei aos meus filhos é o seu know-how e o seu talento. Eles não vão ter problemas. Todos são muito capazes. E eles têm Inglenook [a vinícola da família], onde estamos. Não há nenhuma dívida neste lugar. Nenhuma”. Perguntado se tinha medo de que Megalopolis representasse um fracasso comercial como foi O Fundo do Coração (1981), ele foi enfático: “Não poderia me importar menos com o impacto financeiro disso. Não significa absolutamente nada para mim”.
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