20211208 casa vazia papo de cinema 800

Numa parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) promoverá nesta terça-feira, 09, na cidade de Porto Alegre, a exibição dupla dos filmes gaúchos vencedores do Prêmio ACCIRS 2023. O evento começará às 19h na Cinemateca Paulo Amorim (Rua das Andradas, 736) e contará com as projeções do curta-metragem Centenário de Minha Bisa (2023), de Cristyelen Ambrozio, e do longa-metragem Casa Vazia (2023), de Giovani Borba – ele concedeu uma entrevista para o Papo e você pode conferir essa conversa exclusiva clicando aqui. Os realizadores estarão presentes para receber os cerificados da premiação e também para um bate-papo com o público depois da sessão.

LEIA MAIS
Prêmio ACCIRS :: Críticos gaúchos escolhem os melhores de 2023
Festival SESC Melhores Filmes 2024 :: Mato Seco em Chamas e Retratos Fantasmas se destacam
David di Donatello 2024 :: Ainda Temos o Amanhã é o campeão de indicações

20211208 casa vazia papo de cinema 2
Casa Vazia

Casa Vazia  é protagonizado por Raúl, peão desempregado e pai de família que vive isolado numa residência campesina. Sua mão de obra não é mais de tanta serventia aos donos da terra e as paisagens estão sendo desoladas pelo avanço das plantações de soja. A produção foi exibida no 23º Festival do Rio e no 11º Olhar de Cinema de Curitiba. Já Centenário da Minha Bisa apresenta uma narrativa ficcional entre uma bisneta e sua bisavó a partir de álbuns de fotos de família. À medida que memória e realidade se entrelaçam e se tensionam, a bisavó, apesar de já falecida, se mantém presente na materialidade dos registros.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *