O Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro está com inscrições abertas para o concurso que fará seleção pública de oito novos documentários, de 26 minutos casa. Cada proposta de curta-metragem selecionada receberá R$ 230 mil para ser rodada ao longo de 2015. Qualquer produtora de vídeo brasileira cadastrada na Agência Nacional de Cinema (Ancine) pode concorrer. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de fevereiro pelo site www.memoriadoesporte.org.br.
Em execução desde 2011, o Memória do Esporte Olímpico já viabilizou 29 curtas-metragens de 26 min cada e dois médias-metragens de 52 min. sobre atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos. Patrocinado pela Petrobras, ESPN e EBrasil, o projeto pretende chegar a 2016 com um acervo superior a 50 títulos. Os filmes são exibidos no canal ESPN e em mostras temáticas de salas de cinema e pontos de cultura.
Entre os atletas retratados nos documentários do Memória do Esporte Olímpico de 2014 estão: João do Pulo (João do Vôo: A História de uma Medalha Roubada, de Sergio Miranda e Pedro Simão); a levantadora de peso Maria Elisabete Jorge (Bete do Peso, de Kiko Mollica); Tetsuo Okamoto, dono da primeira medalha olímpica da natação brasileira (O Nadador: A História de Tetsuo Okamoto, de Rodrigo Grota); a boxeadora Adriana Araújo (As Lutas de Adriana, de Alberto Ianuzzi) e a pentatleta Yane Marques (5 X Yane, de Renata Almeida Magalhães e Flora Diegues).
(Fonte: Trombone Comunica)
Deixe um comentário