20220302 metropolis papo de cinema

Nesta terça-feira, 01, a revista norte-americana Variety noticiou que a Apple adquiriu o projeto de transformar em série de TV o clássico Metrópolis (1927), um dos expoentes da vanguarda que ficou amplamente conhecida como Expressionismo Alemão. E quem ficará responsável pela ambiciosa empreitada é nada menos do que Sam Esmail, o criador da Mr. Robot (2015-2019) – série indicada a 14 Emmys ao longo de suas quatro temporadas. Ele acumulará as funções de roteirista, diretor, produtor executivo e showrunner. De acordo com a matéria do veículo norte-americano, o projeto está em sua mesa desde 2016. Ainda não há informações mais detalhadas sobre como funcionará a adaptação, se ela será em formato de série ou minissérie, e até que ponto será fiel ao original do cineasta Fritz Lang. Em Metrópolis temos uma cidade dividida brutalmente: na superfície, os abastados desfrutam de uma vida luxuosa; já no subterrâneo, uma massa trabalha em máquinas perigosas para garantir o funcionamento da metrópole. O filho do homem mais poderoso do lugar tem um despertar ao conhecer a jovem operária Maria.

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Metrópolis já foi adaptado em mangá (quadrinhos japoneses) por Osamu Tesuka, um dos grandes nomes da nona arte japonesa. Anos mais tarde, os quadrinhos foram levados ao cinemas num longa animado cujo roteiro é assinado por Katsuhiro Otomo e a direção por Rintaro. O clássico do Expressionismo Alemão é um dos filmes mais influentes da era muda do cinema, sendo referenciado em produções tão distintas quanto Blade Runner: O Caçador de Androides (1982) e o clipe da música Express Yourself, da popstar Madonna (que você pode conferir na íntegra no fim desta notícia). Ficaremos de olho nessa promissora adaptação da trama repleta que mostra uma luta de classes em meio a um mundo que tende a se desumanizar pela industrialização.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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