Categorias: CelebridadesNotícias

Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, morre aos 82 anos

Publicado por
Marcelo Müller

O ator irlandês Sir Michael John Gambon, mais conhecido pelo nome artístico Michael Gambon, morreu nesta quinta-feira, 28, aos 82 anos, na Inglaterra. Segundo as informações preliminares, a causa da morte foi o agravamento de uma pneumonia. Grande parte do público se recorda de Gambon como o intérprete de Alvo Dumbledore a partir do terceiro longa-metragem da Saga :: Harry Potter – ele substituiu o não menos brilhante Richard Harris, dono do papel nos dois primeiros filmes da franquia. No entanto, seria reducionista considerar a excelência de sua carreira apenas por conta da participação na cinessérie bilionária, afinal de contas estamos falando de um dos mais bem-sucedidos e conceituados atores europeus de sua geração.

Foto: Daniel Leal/AFP

LEIA MAIS
Morre aos 81 anos o cineasta e fotógrafo Ivo Czamanski
Morre a atriz Léa Garcia aos 90 anos
Ron Cephas Jones, astro da série This is Us, morre aos 66 anos

Nascido em Dublin, capital da Irlanda, Michael Gambon, integrou a trupe do concorrido Teatro Nacional Britânico sob a Diretoria Artística da lenda Laurence Olivier. Sua carreira nos palcos britânicos deslanchou nos anos 1980 – ele interpretou personagens clássicos nos palcos, tais como os shakesperianos Rei Lear e Othello. Fez teste para ser James Bond depois da saída de George Lazenby, mas não foi escolhido porque os produtores queriam um rosto mais familiar ao grande público. Com mais de 170 créditos entre cinema e TV, Gambon se destacou em filmes conhecidos, como O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante (1989), Um Homem Sem Importância (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), Assassinato em Gosford Park (2001) e A Vida Marinha com Steve Zissou (2004).

Apaixonado desde cedo por aviões e automóveis, o ator não gostava de ser entrevistado e chegou a dizer que mentia com frequência na interação com a imprensa a fim de deixar a ocasião mais interessante. Em 2015, então aos 74 anos, afirmou que estava se aposentando dos palcos por conta de problemas de memória. Quatro vezes vencedor do BAFTA de Melhor Ator, ele também foi duas vezes indicado ao Emmy Awards.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.