Categorias: CelebridadesNotícias

Michael Lerner, ator indicado ao Oscar, morre aos 81 anos

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Hollywood acaba de se despedir de mais uma de suas estrelas. Michael Lerner faleceu, aos 81 anos, na noite do último sábado, 08 de abril de 2023. A informação de que o ator indicado ao Oscar em 1992 não estava mais entre nós foi confirmada por seu sobrinho, e também ator, Sam Lerner, que prestou homenagem ao tio pelas redes sociais. A causa da morte não foi revelada. “Perdemos uma lenda ontem à noite. É difícil colocar em palavras o quão brilhante meu tio era e o quão influente ele foi para mim”, escreveu Sam.

LEIA MAIS
Ryuichi Sakamoto, compositor vencedor do Oscar, morre aos 71 anos
– Lance Reddick, astro da saga John Wick, morre aos 60 anos
– Topol, ator indicado ao Oscar, morre aos 87 anos

Nascido no Brooklyn, Nova York, em 1941, Lerner cursou teatro no Brooklyn College e começou sua carreira na TV. Debutou nas telinhas com a série Dr. Kildare, em 1963, ao lado de Richard Chamberlain. Entretanto, foi apenas nos anos 1970, com aparições em programas como The Doris Day Show, The Bob Newhart Show e M*A*S*H, que começou a se tornar conhecido. No cinema, fez sua estreia em Um Doido Genial (1970), com Donald Sutherland e Ellen Burstyn. Nos anos 1990, após 20 anos de atuações regulares am ambas mídias, Michael atingiu o auge de sua carreira ao estrelar Barton Fink: Delírios de Hollywood (1991). Pelo filme, dirigido por Joel e Ethan Coen, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Na trama, estrelada por John Turturro, Lerner dá vida ao executivo hollywoodiano Jack Lipnick, que personifica os grandes figurões da indústria.

John Turturro e Lerner em Barton Fink: Delírios de Hollywood (1991).

Na mesma década e início dos anos 2000, o artista ainda participou de projetos destacados, como Cheque em Branco (1994), As Patricinhas de Beverly Hills (1996-1999), Godzilla (1998), Meu Marciano Favorito (1999) e Um Duende em Nova York (2003). Para as novas gerações, é conhecido por interpretar Sidney Greene, de Glee (2013-2014), e o Senador Brickman, de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014). Vale lembrar que Michael deixa produções ainda por serem lançadas. Entre elas estão o drama Edoardo the Last Goodbye e a comédia Sallywood, ambos em fase de pós-produção.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br