Milos Forman, nascido Jan Tomas Forman no dia 18 de fevereiro de 1932 em Caslav, na atual República Checa, morreu na última sexta-feira, 13 de abril, aos 86 anos. Segundo sua esposa, Martina, sua morte foi “calma, após um breve período de enfermidade. Ele estava cercado por sua família e amigos mais próximos”. A causa da morte, no entanto, não foi revelada.
Milos Forman inseriu seu nome na história de Hollywood ao dirigir o segundo longa-metragem de todos os tempos a ganhar as cinco principais estatuetas da Academia: Um Estranho no Ninho (1975), premiado como Melhor Filme, Direção, Ator (Jack Nicholson), Atriz (Louise Fletcher) e Roteiro Adaptado. Nove anos depois ele voltou à maior festa do cinema mundial, com outro arrasa-quarteirão: Amadeus (1984), vencedor de 8 estatuetas: Filme, Direção, Ator (F. Murray Abraham), Roteiro Adaptado, Direção de Arte, Figurino, Som e Maquiagem. Ele seria indicado uma terceira vez ao Oscar, por O Povo vs. Larry Flynt (1996). Durante uma carreira de mais de mais de 50 anos, ganhou ainda três Globo de Ouro, um Bafta, um César, quatro David di Donatello, um European Film Awards e dois National Board of Review, foi premiado nos festivais de Berlim, Cannes, Karlovy Vary, Locarno, Munique, Palm Springs, Reykjavik, São Francisco, Zurique e Tóquio, além de ter ganho o DGA Award – prêmio do Sindicato dos Diretores de Hollywood – em duas ocasiões competitivas, e mais um honorário, pelo conjunto de sua obra.
Outros grandes sucessos de sua carreira foram o musical Hair (1979), adaptação de um grande sucesso da Broadway, e O Mundo da Andy (1999), que rendeu a Jim Carrey, como o protagonista, o Globo de Ouro de Melhor Ator. Seu último trabalho creditado, curiosamente, foi como ator, na comédia musical francesa Bem Amadas (2011), de Christophe Honoré, em que fez par romântico com a diva Catherine Deneuve. Milos Forman foi casado três vezes – primeiro com a atriz Jana Brejchova, depois com Vera Kresadlova, e por fim com Martina Zborilova – ele teve quatro filhos homens, sendo dois pares de gêmeos: Peter e Matej, filhos da segunda esposa, e Andrew e James, filhos da terceira.
(Fonte: Variety e IMDb)