Categorias: BastidoresNotícias

Minimalismo :: Designer paulista recria cartazes de filmes consagrados

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Minimalista: Volta e meia, filmes e séries ganham homenagens que se proliferam pela internet. Sejam fanfics, artes alternativas ou fake trailers, fato é que os fãs se debruçam com talento para darem novas roupagens à cultura pop. Dessa vez, Bruno Carvalho, designer paulista, resolveu desenvolver diversos cartazes especiais de obras consagradas, como Barbie, Interestelar e O Iluminado, sob a perspectiva de um movimento surgido nas artes plásticas: o minimalismo.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Os diversos cartazes minimalistas feitos por Bruno destacam simplicidade e impacto visual, condensando narrativas complexas em elementos visuais reduzidos. A cor, vale lembrar, desempenha um papel crucial, ajudando a evocar o tom e a atmosfera do filme. Em Barbie, por exemplo, as cores são vibrantes e lúdicas, refletindo o espírito alegre da personagem e do universo ao qual ela pertence.

LEIA TAMBÉM
Todo Tempo Que Temos :: Revelados novo cartaz e trilha sonora do romance
Corisco & Dadá :: Confira o trailer e o pôster da versão restaurada em 4K
Cinema em Movimento :: Projeto gratuito promoverá mais de 400 sessões

Já em Interestelar, Carvalho usa tons mais escuros e formas geométricas para capturar a vastidão e a complexidade do espaço, traduzindo visualmente o tema da exploração espacial. As curvas e o uso limitado de elementos garantem que cada pôster funcione como um enigma visual. Confira alguns dos projetos abaixo e, ao final da matéria, o link para o acervo completo do artista:

Barbie (2023)
Birdman (2014)
Interestelar (2014)
Coringa (2019)
O Iluminado (1980)

MAIS SOBRE O ARTISTA

Bruno Carvalho é um designer brasileiro de 34 anos. Atualmente, trabalha como Head de Design. Com mais de sete anos de experiência, trabalhou com diversos clientes, focando principalmente em branding, identidade visual e UX/UI. As artes minimalistas relacionadas ao universo pop são, segundo o próprio, “uma forma de expressar as ideias que vêm à cabeça durante o tempo livre”.

ACERVO COMPLETO

O MINIMALISMO

O minimalismo nas artes plásticas surgiu após o ápice do expressionismo abstrato nos Estados Unidos, movimento esse que marcou a mudança do eixo artístico mundial da Europa para os Estados Unidos. Contrapondo-se a esse movimento, o minimalismo procurava através da redução formal e da produção de objetos em série, que se transmitisse ao observador uma percepção nova do ambiente onde se inseriam. Exemplo desse projeto estaria nas obras de Dan Flavin, que através de tubos luminosos modifica o ambiente da galeria. Uma espécie de limpeza formal. O Construtivismo Russo, a Vanguarda russa e o Modernismo são algumas de suas influências.

Gostou do conteúdo minimalista? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br