Estreia amanhã em Porto Alegre o longa Mistérios de Lisboa (2010), de Raoul Ruiz e estrelado por Ricardo Pereira, baseado no romance homônimo do escritor português Camilo Castelo Branco. A primeira sessão acontece às 14h30 na Sala P. F. Gastal. O filme ficará em cartaz até 22 de setembro.
Mistérios de Lisboa passa por Portugal, França, Itália e Brasil, inicialmente numa Lisboa de intrigas e identidades ocultas, onde há uma série de figuras que dominam o destino de Pedro da Silva, órfão de um colégio interno. Entre eles, está o Padre Dinis, que de aristocrata e libertino se converte em justiceiro; uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança; e um pirata sanguinário que se torna um próspero homem de negócios. Todos eles atravessam a história do século XIX (dezenove) e ajudam Pedro na busca por sua identidade.
O filme é vencedor de Prêmio da Crítica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do prestigiado Prix Louis Delluc na França em 2010. Mistérios de Lisboa é um dos testamentos cinematográficos de Ruiz, falecido em 2011. Pouco exibido no Brasil, o cineasta foi um dos principais nomes do Novo Cinema Chileno dos anos 1960, país do qual precisou fugir após o Golpe de Estado em 1973.
Fonte: Sala P. F. Gastal