Já virou tradição: há 20 anos, os fãs da animação em Portugal aguardam ansiosamente o início do Monstra, festival dedicado ao formato que exibe o que há de mais recente, tanto nos curtas quanto nos longas-metragens. Para este ano serão 400 filmes na programação, vindos de 98 países, com direito a uma retrospectiva com o que de melhor foi exibido na história do festival. Dentre os selecionados estão filmes que foram indicados ao Oscar, como Chico & Rita (2010), Canção do Mar (2014), Minha Vida de Abobrinha (2016) e A Ganha-Pão (2017).
Um dos principais destaques deste ano é a mostra As Marionetas de Tim Burton, já em exibição em Lisboa, que traz aos cinéfilos detalhes sobre as animações dirigidas pelo diretor, em especial A Noiva-Cadáver (2005). Dos esboços iniciais às marionetes eletrônicas utilizadas para cada um dos personagens principais, é possível conhecer a fundo o processo de criação em uma animação em stop motion. A exposição acontece no Museu das Marionetas, até 19 de abril.
Outro ponto alto deste ano é a mostra Anima BR, dedicada à animação brasileira, que presta homenagem ao diretor Otto Guerra com as exibições de Wood & Stock – Sexo, Orégano & Rock’n’roll (2006), Até que a Sbornia Nos Separe (2013) e A Cidade dos Piratas (2019). Outros hits da recente animação nacional também marcarão presença, como O Menino e o Mundo (2013), Uma História de Amor e Fúria (2013) e Tito e os Pássaros (2019).
Além do retorno da tradicional Monstrinha, dedicada a filmes infantis, o Monstra 2020 ainda trará a exibição de um longa de terror – Pos eso (2014), de Samuel Ortí Martí -, sessões com orquestra ao vivo tocando jazz e uma categoria dedicada apenas à animação experimental. Tudo ao longo de 12 dias, entre 18 e 29 de março, nos quais são esperados cerca de 65 mil espectadores.
O Papo de Cinema irá acompanhar o Monstra de perto e trará a você notícias, críticas e Instagram Stories sobre tudo o que acontecerá no festival. Fique ligado, pois agora o Papo é internacional ;-)
Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)
- Uma História de Família - 28 de outubro de 2021
- A Verdade - 3 de setembro de 2021
- Loucura do Tempo - 6 de abril de 2021
Deixe um comentário