20220516 breno silveira 800

Faleceu na manhã do último sábado, 14, o diretor brasileiro Breno Silveira, aos 58 anos de idade. Vítima de um infarto fulminante, o realizador estava em Recife, no primeiro dia de filmagens do longa Dona Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro. Silveira passou mal, foi socorrido em um hospital da região, mas não resistiu. O cineasta ficou conhecido pelo grande público por dirigir as cinebiografias 2 Filhos de Francisco (2005), que conta a história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, e Gonzaga: De Pai pra Filho (2012), que acompanha a trajetória do rei do baião, Luiz Gonzaga, e de seu filho Gonzaguinha. O primeiro biografado, Zezé, chegou a postar uma foto com Breno em sua conta no Instagram e dedicar duas canções ao artista durante um show realizado na Arena da Baixada, em Curitiba, no mesmo dia de sua morte.

Breno Silveira, que também era fotógrafo e sócio da produtora Conspiração Filmes, desde 1996, teve sua primeira experiência na tela grande no longa Carlota Joaquina: Princesa do Brasil (1995). Formado pela École Louis Lumière, de Paris, fez carreira também na publicidade. Até a metade dos anos 2000, Silveira havia comandado dois clipes musicais, dois telefilmes, um curta-metragem e um documentário.

2 filhos de francisco

Até que em 2005 lançou 2 Filhos de Francisco, que lhe rendeu fama nacional. Seu longa foi o mais assistido daquele ano, com mais de cinco milhões de espectadores, e chegou a ser escolhido para representar o Brasil na busca por uma vaga no Oscar 2006.

LEIA MAIS
Astro francês Jacques Perrin morre aos 80 anos
Atriz Suzana Faíni morre aos 89 anos no Rio de Janeiro
Cineasta Arnaldo Jabor morre aos 81 anos em São Paulo

Para além disso, em sua carreira, Breno foi indicado a dois prêmios Guarani de Cinema Brasileiro e faturou dois troféus do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A idealização da série 1 Contra Todos (2016-2020) e do filme Entre Irmãs (2017) também são destaques de sua carreira.

20220516 breno silveira 999

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *