20211214 veronica forque papo de cinema 800

O cinema recebeu uma triste notícia na última segunda-feira, 13 de dezembro. A atriz Verónica Forqué foi encontrada morta em sua residência em Madri, em decorrência de um suicídio, segundo informações dos policiais. Ela tinha 66 anos, e era um dos rostos mais populares do cinema espanhol, frequente tanto em comédias populares quanto nos dramas.
A artista se tornou conhecida principalmente pelas parcerias com o diretor Pedro Almodóvar. Embora tenha começado a atuar no início da década de 1970, despontou nas comédias extravagantes do cineasta, caso de O que Fiz Eu para Merecer Isto? (1984), Matador (1986) e Kika (1993), no qual interpretou o papel principal. Ela havia terminado recentemente sua participação em três novos projetos, ainda inéditos nos cinemas: a comédia Tudo Menos Natal (2021), o curta-metragem dramático Es Navidad (2021) e a comédia Espejo, Espejo (2022).
LEIA MAIS
Morre a diretora italiana Lina Wertmüller aos 93 anos
Atriz Mila Moreira morre aos 75 anos no Rio de Janeiro
Morre o ator Michael Kenneth Williams, de The Wire e Lovecraft Country

20211214 veronica forque papo de cinema 1200

Verónica Forqué conquistou vários prêmios importantes na carreira, incluindo quatro troféus Goya pelas atuações em El Año de las Luces (1986), Moros y Cristianos (1987), La Vida Alegre (1987) e Kika (1993). Além disso, recebeu prêmios honorários pelo conjunto da carreira nos festivais de Valladolid, Málaga, Medina e San Jordi.
A produtora El Deseo, responsável pelas obras de Pedro Almodóvar, se pronunciou oficialmente: “O vazio que isso deixa em nossas vidas e no nosso cinema é irrecuperável. Foi-se uma atriz extraordinária e uma pessoa insubstituível com quem tivemos a honra de trabalhar e compartilhar a vida. Faça uma boa viagem, Verónica. Antonio Banderas também se expressou: “Adeus, Verónica Forqué. Trabalhei há anos com ela, e minha lembrança é a de uma mulher doce, espiritual e boa companheira. Descanse em paz”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *